Hoje em dia é muito difícil organizar um evento de natureza underground, infelizmente para promover um festival não é preciso apenas boa vontade, mas um capital inicial para garantir sua realização. O problema é que grande parte dos produtores, apesar de se dedicarem ao máximo, dispõe de pouco capital para organizar os eventos. Poucas empresas se interessam em patrocinar eventos desse porte, o que é uma lastima, pois cada festival realizado costuma ter uma média de publico boa, fora toda movimentação e divulgação que gera.
Pelo menos cinco eventos de produtores conhecidos na cidade já foram cancelados nos últimos seis meses, levando em consideração que os festivais costumam ser realizados uma vez a cada mês, devido à dificuldade para sua promoção.
Essa situação precisa ser resolvida. Não estamos falando apenas de festas ou outra forma de entretenimento, mas de cultura e arte, da forma que essa grande parte da população riograndina se manifesta, se relaciona e se inspira. Entendo que o apoio das empresas privadas para realização dos eventos é importante, mas precisamos também que a administração pública comece a ver com outros olhos a situação do nosso município quando o assunto é cultura.
A construção de um local com uma estrutura adequada para realização desses eventos não é algo de outro mundo ou que possa gerar grande preocupação a renda do município, por exemplo. Uma solução viável seria aproveitar a onda de revitalizações de prédios históricos e construir uma sede cultural que não seja preenchida com teias de aranha, mas com uma estrutura que comporte as reais necessidades desse tipo de evento. Cortando gastos para aluguel de bares e aparelhagem, caberia aos produtores apenas coletar patrocinadores para divulgação dos eventos, fato que permitiria a promoção de mais festivais, enriquecendo e muito a cultura de nossa cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário