segunda-feira, 1 de março de 2010

CASSAÇÃO DO PC do CHILE

No dia 29/01/2010 o Serviço Eleitoral Chileno (o TSE deles) proibiu o funcionamento do Partido Comunista do Chile. O pretexto foi o não cumprimento da Draconiana Clausula de Barreira de 5% dos votos ou eleger quatro Deputados. Na eleição de 17/12/2009 o Partido e mais seis legendas (mais da metade dos partidos que participaram do pleito não cumpriram a Clausula de Barreira). A transição a democracia naquele País se deu por um pacto político, mantendo a legislação fascista da ditadura do General Augusto Pinochet. Ou seja, a democracia continuou presa a uma legislação que restringe a democracia e favorece os grandes partidos.




Democracia implica em mais liberdade! No Brasil o PRN (partido de Collor de Mello, quando se elegeu Presidente) teve uma das maiores bancadas do congresso e a vontade popular fez desaparecer o PRN, não uma lei imposta por uma Ditadura sanguinária.



Em 1982, tinha clausula de barreira criada pelo Regime Militar a qual foi abolida para que PT e PDT. Partidos ainda pequenos conseguissem se fortalecer, e crescer. Visto que o que deve imperar é a Democracia, e o povo, apenas o povo pode disser quem tem o direito de lhe representar.



Mas não me refiro apenas ao Partido Comunista do Chile, que tem uma longa história de lutas junto ao seu povo, e os outros seis Partidos extirpados da vida Publica? Que também representam seus eleitores, quantos ficaram agora sem direito a sua escolha, isto é Democracia?







N/stalin

Nenhum comentário:

Postar um comentário