domingo, 21 de março de 2010

O triste fim do arroio dos Macacos


O arroio dos Macacos já foi cheio de vida em todo seu antigo e sinuoso leito, que estava entre banhados, mato nativo e exótico, antes de chegar ao canal de aceso do Porto. Onde dilui suas águas com as da Lagoa dos Patos . Quantas traíras, jundiás e lambaris foram pescados ali, e as visitas das escolas, escoteiros e t c... , com saudades de sua infância o velho Chico me conta do tempo que acampava lá, e as belezas do lugar. Uma lágrima escapa de sua vista cansada, è saudades do antigo arroio dos Macacos.

Com a necessidade de modernizar e crescer Rio Grande deixou seu leito em linha reta, e o colocaram a correr dentro de tubos, abaixo da estrada que liga a cidade a Barra,esquece destes benefícios que ele tanto proporcionou , esquece seus moradores admiradores. Agora preparam para engessar seu ultimo pedaço ainda de leito natural, junto com ele vai à esperança do velho Chico e o lar de canarinhos, tico-ticos, sabias, calandras, gaviões, garças, socos e t c..., pois seu nome aos poucos lentamente é esquecido, por moradores deste município. Triste fim do velho arroio dos Macacos.

2 comentários:

  1. Muito pesquei junto com meu pai TRAÍRAS chegando a pesar mais de dois quilos jundias etc etc ali a FAUNA E FLORA SÃO RIQUÍSSIMAS não posso ACREDITAR QUE VÃO TAMBÉM CONCRETAR !!!

    ResponderExcluir
  2. Hoje sou também um GUARDIÃO HÁ 30 ANOS DAQUELE ESPAÇO ESPECIAL !!!

    ResponderExcluir