quarta-feira, 19 de maio de 2010

RS:PSB anuncia retirada de pré-candidatura de Beto Albuquerque.




Uma decisão madura diante do cenário eleitoral que se desenha no RS: assim pode ser definido o anúncio feito pelo PSB na tarde desta segunda-feira (17), quando o partido apresentou a desistência da pré-candidatura ao governo do Estado do deputado federal Beto Albuquerque. Em coletiva à imprensa, Beto estava acompanhado por lideranças do PSB e do PCdoB.
                                       PSB e PCdoB devem discutir juntos novas definições

Foi decisivo para a decisão o fato de os espaços para a disputa estarem muito exíguos,circunstânias que dificultaram a adesão de mais aliados que reforçariam o projeto de renovação liderado por Beto junto com o PCdoB de Manuela D'ávila - a deputada comunista que fez questão de estar presente no anúncio.
Até a semana passada, o deputado socialista mantinha expectativas de obter o apoio de outras siglas maiores, como o PP, com o qual tentava viabilizar um acordo desde a metade de 2009. Mas na última quarta-feira uma reunião realizada em Brasília entre representantes das executivas nacionais e estaduais do PP e do PSDB assegurou, mesmo que ainda não oficialmente, o apoio do PP gaúcho à tentativa de reeleição da governadora Yeda Crusius (PSDB).

Beto chegou a cogitar as possibilidades de aliança com o PTB e o PPS, mas as conversações não avançaram. Internamente, socialistas e comunistas avaliaram que eventuais sinalizações de apoio ao PSB poderiam estar sendo utilizadas por outras siglas apenas como forma de aumentar o poder de negociação das mesmas com outras candidaturas, já consolidadas.

"Tínhamos um projeto de renovação e de entendimento para fazer o Rio Grande do Sul retomar seu crescimento", disse Beto. Ponderou que a sua candidatura não era pessoal, ou questão de vaidade, mas de convicção na apresentação de uma idéia - um programa para o Estado. Para ele, a decisão foi baseada exclusivamente pela impossibilidade de concretizar a coligação que tornaria viável esta proposta de renovação da política.
                                                         Unidade
Os dirigentes do PSB fizeram questão de destacar a parceria do PCdoB, unidade que começou em 2008 quando os dois partidos apresentaram a candidatura de Manuela à prefeitura de Porto Alegre. Segundo os dirigentes do PSB a idéia é manter essa união e procurar os caminhos que possam permitir que o projeto de mudanças no RS tenha êxito.
Para o presidente do PCdoB RS, Adalberto Frasson, a candidatura de Beto Albuquerque representou um momento importante no debate pré-eleitoral, sobretudo por expressar a necessidade de o RS superar a estagnação promovida pelo governo Yeda, voltar a crescer e ser protagonista no Brasil, com amplitude e diálogo.

No dia 21 tanto PSB como PCdoB devem reunir suas direções para avaliar os próximos passos.
Retirado do Vermelho.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário