segunda-feira, 26 de julho de 2010

População riograndina realiza manifestações contra o novo sistema de transporte e é reprimida pela Brigada Militar


Integração ou desintegração?


Na tarde dessa segunda feira, 26, a população riograndina saiu às ruas para demonstrar sua insatisfação com o novo sistema de transporte coletivo implantado na cidade desde o último 17 de julho.

Aproximadamente 1.000 pessoas concentraram-se às 14:00 horas na frente da Câmara Municipal de Vereadores, erguendo cartazes e gritando palavras de ordem. Logo após os manifestantes seguiram em passeata pela rua Gal. Vitorino, Vinte e Quatro de Maio, Mal. Floriano até a frente da Prefeitura Municipal solicitando  a presença do secretario de transporte e trânsito  ou do Prefeito Municipal  para  apresentar suas insatisfações e o descontentamento gerado pelo novo sistema, apesar da indignação  não foram atendidos.


Em seguida, os manifestantes de maneira ordeira e pacífica dirigiram-se pela rua Gal. Neto fechando o trânsito no cruzamento com a rua Silva Paes, onde foram reprimidos violentamente pela ação arbitrária da Brigada Militar, a qual deslocou um grande efetivo da brigada de choque e montada. Trabalhadores, mulheres e adolescentes foram ameaçados, empurrados e agredidos com cassetetes e socos. 

Continuando a marcha seguiram novamente em direção a Câmara de Vereadores onde lotaram as dependências da Casa com inúmeras faixas, cartazes e narizes de palhaço solicitando uma rápida audiência onde foram expostas várias reclamações como, por exemplo, de moradores do bairro Barra Nova que hoje tem que andar mais de 1 km até a estrada para pegar o ônibus que não entra mais dentro do bairro. Vários usuários reclamando que não sabem mais os horários e acabam chegando atrasados no serviço, reclamações referentes aos itinerários trocados causando inúmeros transtornos e insegurança, além da falta de informações concretas surge  indagações sobre a quem esse sistema favoreceu? Solicitou-se também a apresentação dos estudos técnicos feitos sobre a integração e ainda não apresentados à população. 


Lamentavelmente a audiência foi interrompida e encerrada de maneira arbitrária pelo Presidente da Casa, não dando a oportunidade de inúmeros usuários relatarem seus transtornos causados por esse sistema.

No final os manifestantes deixaram as dependências da Câmara de maneira ordeira e pacífica com a promessa de novas mobilizações e a realização de abaixo assinados.

Postado por Marcos Branco

3 comentários:

  1. O QUE FICOU DE INTERESSANTE FOI QUE:O PREFEITO ESTAVA ESCONDIDO DENTRO DA PREFEITURA E QUE TEM MUUITA POLÍCIA NESTA CIDADE, PORQUE ENTÃO NÃO COMBATEM A CRIMINALIDADE?

    ResponderExcluir
  2. O prefeito Fabio na hora de fazer a campanha dele se lembra do povo e na hora de receber os manifestantes se esconde ,quem será os maiores beneficiados dessa integração o povo ? atá até parece!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Incompetência! Essa é a palavra pra prefeitura e a secretaria. Os usuários do transporte coletivo entram nos ônibus como se fossem dentro de um caminhão de gado. Basta! Monopólio não!

    ResponderExcluir