quinta-feira, 19 de agosto de 2010

FURG abre horizontes para estudantes de escolas da região

O Projeto “FURG Abrindo Horizontes”, lançado durante as comemorações dos 41 anos da Universidade Federal do Rio Grande, oferece às escolas da região a oportunidade de ampliar o conhecimento dos alunos das últimas séries do ensino fundamental. A iniciativa do Núcleo de Memória Eng. Francisco Martins Bastos (Nume/FURG) quer aproveitar o período de descobertas natural de crianças e jovens entre 11 e 15 anos de idade para apresentar a elas toda gama de conhecimentos gerados a partir da Universidade, estreitando a relação da Instituição com a comunidade e estimulando a continuidade dos estudos até o ensino superior.

São oferecidos dois roteiros de ação educativa. O cultural, já em funcionamento, leva os grupos para um passeio pelo Complexo de Museus da FURG e Estação de Apoio Antártico (Esantar), sediada no Campus Carreiros. O segundo é o roteiro científico, que inclui atividades como oficinas e jogos interativos nos diversos laboratórios da FURG.

Na estreia do projeto, crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant'ana aprovaram a proposta e, a partir do que viram e ouviram, consideraram a universidade pública como boa opção para a continuidade dos estudos. O mais determinado na escolha da profissão, Roger Joaquim, de 12 anos, logo destacou que quer cursar Biologia e rapidamente conquistou outros adeptos para o curso, oferecido pela FURG, entre os colegas. Residente no bairro Junção, pela primeira vez visitava a Universidade e fez questão de manifestar opinião sobre a iniciativa. “Não conhecia a FURG ainda. Achei muito bom o projeto”, afirmou ao final da visitação ao Nume.

Inicialmente previsto para as escolas municipais de ensino fundamental, o projeto quer atender também a alunos das escolas estaduais e privadas. As escolas interessadas podem contatar o Nume pelo telefone (53) 3233 8675 para obter mais informações sobre a sistemática dos roteiros e como iniciar a participação de grupos de alunos.

O lançamento do “FURG Abrindo Horizontes”, na tarde de quarta-feira, 18, teve as presenças da Pró-Reitora de Cultura e Extensão Darlene Torrada Pereira e do presidente do Nume Osvaldo de Paula Barbosa, com apresentação do projeto pela museóloga Vanessa Teixeira e a historiadora Janice Salomão Hias.

Postado por Marcos Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário