quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Tensão no Banrisul e nos partidos

A operação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público federal e Ministério Público de Contas para investigar suposto desvio no Departamento de Marketing no Banrisul é a bomba do dia no Rio Grande do Sul. A repórter Adriana Irion informa que três pessoas foram presas pela Polícia Federal, suspeitas de peculato e lavagem de dinheiro: o superintendente de marketing do Banrisul, Walney Fehlberg, um representante da agência SL&M, Gilson Storke, e um diretor da DCS, Armando D’Elia Neto  Com elas foram apreendidos cerca de R$ 2 milhões aparentemente sem origem identificada.

Pelos cálculos preliminares dos investigadores, o suposto desvio seria de R$ 10 milhões, segundo a PF, por meio de superfaturamento de serviços terceirizados, em um período de 18 meses, de janeiro do ano passado a junho deste ano. Significa que o foco está basicamente na gestão do ex-presidente Fernando Lemos, que deixou o Banrisul para ser juiz do Tribunal de Justiça Militar.

O presidente do Banrisul, Mateus Bandeira, foi acordado com um telefonema de um delegado da Polícia Federal, informando que tinha em mãos um mandado judicial de busca e apreensão no Departamento de Marketing. O delegado não deu detalhes. Bandeira ficou sabendo pela Rádio Gaúcha que as suspeitas envolvem duas grandes agências de publicidade envolvidas. Foram expedidos mandados de busca e apreensão de documentos nas agências DCS e SL&M, que prestam serviços ao Banrisul.

O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Geraldo Da Camino, falou rapidamente á Rádio Gaúcha e não quis dar detalhes da operação. Disse que as informações serão divulgadas somente no início da tarde, em entrevista coletiva.

Embora não haja, até o momento, indício do envolvimento de autoridades, a operação da PF é o assunto nos comitês de campanha. A gestão no Banrisul, no período investigado, era compartilhada por PSDB, PMDB e PP.

Fonte: Rosane de Oliveira - ClicRbs
Postado por Marcos Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário