terça-feira, 12 de outubro de 2010

PCdoB de Rio Grande realiza plenária de avaliação da eleição de 3 de outubro e elabora estratégias de apoio a DILMA para o segundo turno


O PCdoB realizou hoje, 12, na Sala Angelina Gonçalves localizada na sede do partido, rua Vice-almirante Abreu, 433 uma plenária de avaliação da eleição de 3 de outubro onde foram analisados os resultados do pleito. A plenária foi aberta pelo presidente Nando Ribeiro às 14:30 horas, sendo disponibilizado a palavra aos presentes que avaliaram como positivo o resultado da eleição para o Partido Comunista do Brasil que obteve inúmeros êxitos nessa eleição.

A nível nacional na luta pela concretização de objetivos próprios, o PCdoB também colheu resultado positivo. A legenda comunista obteve 2,8 milhões de votos nas eleições proporcionais para a Câmara dos Deputados, ou cerca de 2,9% dos votos válidos, elegendo 15 deputados federais. Um modesto acréscimo de 0,6% em comparação com o percentual de 2006 e de dois deputados, em relação ao mesmo pleito, quando o partido havia elegido 13.

Na disputa pelo Senado, regida pelo mecanismo do voto majoritário em cada unidade da Federação, a performance do PCdoB é admirável: Mais de 12 milhões de sufrágios (14,02% dos votos válidos) distribuídos por nove candidaturas, em nove estados, algumas com elevadas votações. Para citar apenas alguns exemplos mais significativos: Netinho de Paula (7,8 milhões de votos em São Paulo, ou 21,1%); Vanessa Graziottin (2,9 milhões de votos no Amazonas, ou 22,9%) e Abgail Pereira, com 1,5 milhão de votos, ou 13,5% no Rio Grande do Sul.

O PCdoB conseguiu eleger a senadora Vanessa Graziottin, derrotando numa disputa palmo a palmo uma das vozes mais estridentes do neoreacionarismo do Brasil, Artur Virgilio, do PSDB, aquele mesmo que ao violar o decoro parlamentar, disse uma vez que ia dar “uma surra” no presidente Lula.

A eleição de 15 deputados e uma senadora é um resultado positivo, mesmo que modesto, significando muito na trajetória de acumulação de forças do PCdoB no plano eleitoral. Agrega-se a isso a eleição de 18 deputados estaduais em 12 estados (contra 12 em nove estados no pleito de 2006).


Nos votos apurados no município para deputado federal o destaque maior foi a expressiva votação de Manuela D’avila  com 12.614, Julio Martins obteve 4.793 em Rio Grande (mais 181 fora da cidade), na legenda do PCdoB votaram 316 eleitores , e os demais candidatos 68 votos. Com um total de 17.791 votos o PCdoB foi a quarta legenda mais votada na cidade.

Na eleição a Assembléia Legislativa o destaque maior foi Petter Botelho que concorrendo pela primeira vez foi o sexto mais votado no município com 3.556 (mais 560 fora da cidade), Guiomar Vidor apoiado pela CTB ( Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) obteve 496 votos, na legenda do PCdoB votaram 487 eleitores, Raul Carrion 199, Jussara Cony 96 e demais candidatos 66, totalizando 4.900 votos para deputados estaduais no município do Rio Grande. Para o Senado a nossa candidata Abgail Pereira ficou em terceiro lugar com 35.096 (17,33 %) votos obtidos, terminando a frente inclusive do ex-governador Germano Rigotto.

Foram discutidas e elaboradas estratégias para o segundo turno da eleição presidencial onde o apoio do PCdoB a candidata Dilma Russef será fundamental para que possamos eleger a candidata que dará seguimento e ampliará as políticas públicas implantados pelo atual governo do Presidente Lula nas áreas sociais ampliando o bolsa família, aumentando o numero de escolas técnicas profissionalizantes, ampliando o ProUni, aumentando o numero de vagas nas universidades públicas, ampliação do Programa Minha Casa Minha Vida onde milhares de trabalhadores que viviam de aluguel conseguiram financiamento e desconto para adquirir sua casa própria, políticas de valorização de salários, de geração de empregos, amenizando assim as desigualdades sociais diminuindo a pobreza e miséria em nosso País.

Saímos desse encontro com uma certeza: De que devemos lutar bravamente por de um Brasil melhor e menos desigual e esse caminho chama-se DILMA RUSSEF. Conquistaremos voto a voto essa eleição, contra a mídia elitista e golpista, contra os interesses escusos que regem essa oposição perdida, fraca e sem argumentos que apelou para as mais infames calúnias para que pudessem chegar ao segundo turno. O Brasil não quer mais essa política suja, o Brasil não quer mais privatizações, o Brasil não quer mais ser dependente dos Países desenvolvidos, o Brasil não quer mais ser submisso ao imperialismo dos EUA, o Brasil não quer mais que sua economia seja comandada pelo FMI. 

O BRASIL quer mais, o BRASIL precisa de mais, O BRASIL QUER DILMA.


Postado por Marcos Branco

2 comentários:

  1. O PCdoB está em pleno crescimento. Com políticas concretas e ter um grande desenvolvimento para o Brasil é um partido que está na massa popular tendo a luta pelos direitos de todos os brasileiros mas principalmente reduzir a jornada de trabalho para 40 horas semanais.

    ResponderExcluir