sábado, 16 de outubro de 2010

O mineiro Luis Urzúa


O mineiro Luis Urzúa, 54 anos, líder do grupo dos 33 soterrados na mina no Chile, é filho de um militante do Partido Comunista chileno assassinado durante a ditadura do general Augusto Pinochet (1973-1990). Seu padrasto, Benito Tapia, pertencia ao Partido Socialista e também foi assassinado no período, diz o veículo. O mineiro foi o último a ser resgatado da mina de San Jose. Cabe lembrar que atividade mineira emprega apenas 1% da força de trabalho no mundo. E corresponde a 8% de todos acidentes fatais. Este episodio serve para denunciarmos como é a exploração dos mineiros Chilenos é em todo mundo.
Mineiro há 31 anos, ele foi escolhido pelas autoridades chilenas e pela NASA (agência espacial dos EUA) para liderar os 32 colegas, devido à sua capacidade de disciplina.
Luis Arzúa muito disciplinado, pois após a morte do pai teve assumir o papel de homem da casa, homem acostumado a desafios desde pequeno, líder nato, foi o fiel da balança, aquele que manteve todos com esperança. Este filho de comunista ajudou a salvar ele próprio e seus companheiros. Por isso nossa saudação a todos mineiros que foram salvos e em especial a este homem, Luis Arzúa.  

Victor Nobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário