segunda-feira, 8 de novembro de 2010

10 anos da Cuba-Venezuela


"Lembre-se de como este quadro histórico foi assinado 30 de outubro em Caracas entre Fidel Castro e este soldado humilde, que o Acordo de Cooperação, 2000, 30 de Outubro.

Tínhamos apenas um ano e meio de tomar o governo e também em que condições! Lembre-se que já foi aprovado na Assembléia Constituinte, nós tivemos a nova Constituição não tinha encontrado até um ano da nova constituição.

O Estado foi ainda mais longe, o judiciário, o executivo, os poderes do país, a PDVSA ainda estava nas mãos do inimigo público, a burguesia ainda ocupava espaço importante no Governo, o Banco Central da Venezuela, gestão das finanças públicas. Inteligentemente encurralou a burguesia durante todos esses anos de governo da Ação Democrática, Copei, tinha encurralado áreas-chave de recursos financeiros, a PDVSA, o banco central, os bancos privados, os bancos públicos também, a mídia, as forças armadas foram suas mãos. Você tem que lembrar o que aconteceu apenas um ano e meio depois. 2001, 2002, 2003, 2004 (...)

Neste contexto é que Fidel vem visitar e lembrar-se dessas conversas. Atravessamos as planícies, e Barinas, e Lara. Visitamos várias cidades, conversar, avaliados e decididos a assinar o Acordo de Cooperação

Seria mesmo interessante para analisar o seu conteúdo. Porque é que um amplo acordo sobre legislação, econômico e social. Fidel me disse: "Chávez, Cuba conseguiu o que a maioria desses anos de revolução é a de criar um recurso inestimável humana

equilíbrio de curto
Dez anos depois, aqui eu tenho que avaliar o que aconteceu nestes 10 anos, na saúde, na educação.
Cuba instalou 6.712 médicos na Venezuela popular. A figura é dito muito rapidamente, mas você tem que jogar um lápis e um coração. Na Venezuela havia se tornado um cuidado de luxo.
Diga-me o tema da odontologia, que era um luxo. 3.019 lugares de cuidados dentários gratuitos, 24 horas por dia, com excelentes dentistas, dentistas. Óptica, muitas pessoas se recuperaram a visão graças a Milagros da Missão! 459 é muito popular na Venezuela óptica instalada em Cuba. 514 centros de diagnóstico, 559 salas de reabilitação integral, 28 Centros de Alta Tecnologia. Um sistema em que mais de 31 mil cubanos na Venezuela. Diga-me onde e que diz muito sobre as qualidades humanas de Cuba revolucionária, onde você obtém um exército de 30 000 homens e mulheres que deixam suas famílias em Cuba e na Venezuela está indo morar lá?
Eu sei que os médicos que já tenham 5 anos na Venezuela e feriados vêm e vão, é claro, comunicar por telefone. Também fala do compromisso da revolução cubana e dos povos das Américas e verificar o fundamento de que a proposição de que todos os cubanos aqui são dominados por uma ditadura. Há mais de 30 mil vivem na Venezuela e se eles foram dominados aqui já ter ido além da Venezuela. Médicos, dentistas
trabalhadores que vieram.
Você sabe quantas consultas Barrio Adentro tem feito nos últimos anos, desde 2003? 439 milhões de consultas grátis, 295 000 vidas salvas pela missão médica cubana. 61.000 mil visitas ao dentista, 61 milhões de selos.
OD, 27 milhões de casos atendidos, 19 milhões de lentes entregues gratuitamente para quem precisa deles, 22 centros de oftalmologia. Houve dois milhões e meio de intervenções visuais restaurou a visão, você salvou a visão ea qualidade de vida para muitas pessoas.
Centros de Diagnóstico Integrado foram 51.000 mil atendimentos de emergência do departamento, 12 milhões de consultas ambulatoriais, 62 milhões eletroterapia, termoterapia 29 milhões. Tudo isso era um luxo na Venezuela. 202 milhões em atividades de fitness.
Uma verdadeira união
Bem, de qualquer maneira. Além disso, a educação. Imagine como é grande a ter Venezuela declarado território livre de analfabetismo. Tudo esse esforço educacional, cultural. Por outro lado, a Venezuela também é do interesse comum, temos ajudado a Cuba para minimizar o impacto do bloqueio dos EUA, o bloqueio genocida dos Estados Unidos, o império americano.
Mas, além disso, construímos uma verdadeira união entre estes dois povos que são um e que se complementam. Então eu acho que é um exemplo de como isso tem também nasceu da Alternativa Bolivariana para as Américas e um grande exemplo de como nós viemos juntos para quebrar os grilhões do atraso, a pobreza, o analfabetismo, o imperialismo. E isso é um sinal muito forte a união de Cuba e Venezuela de um mundo novo mundo multi-polar.
Ter sido centenas de milhares de pessoas, dizem fácil, mas você tem que jogar cocos, centenas de milhares. Era uma ponte aérea, os aviões aviões ir e vir sem que os venezuelanos têm gasto um centavo com isso, para os hospitais em Cuba são os melhores do mundo, a medicina cubana o melhor do mundo (...)
Não é uma operação humanitária, que é conhecido desta magnitude. Finalmente, há muito a agradecer a Cuba revolucionária Cuba socialista, a Cuba de Fidel, Cuba de Raúl, do povo cubano. Daqui saúdo, todas essas pessoas. Vamos trabalhar esta tarde, esta noite, e amanhã, todos esses dias para reavivar para os próximos 10 anos, a partir de 2020. O desenvolvimento humano integral, e para isso temos de continuar a viagem, cada um com seus méritos, a caminho do socialismo ".

Hugo Chávez ao telefone com VTV de Havana, Cuba. 7 de novembro de 2010.


Postado por Victor Nobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário