terça-feira, 30 de novembro de 2010

Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino

 
Foi realizada hoje, 29, na Câmara de Vereadores Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, data essa que faz parte do calendário oficial do Município pela Lei nº 6.360 de 07 de março de 2007. A homenagem foi proposta pelos vereadores Julio Martins, Luiz Francisco Spotorno, Alexandre Lindenmeyer e Claudio Costa sendo aprovada por unanimidade.

 
Aberta a sessão foram executados os Hinos Nacionais da Palestina e do Brasil. Spotorno representando os demais proponentes em seu discurso citou a história de uma jovem que em viajem a Palestina perguntou a um cidadão árabe nascido lá: "Como costruir o estado palestino, hoje?" A resposta, Diz o o cidadão palestino: "Uma árvore faz sombra para qualquer pessoa, ela deita embaixo de um pé de oliveira e tem sombra, essa é a história do povo palestino! Esse lugar é abençoado, três religiões nasceram aqui, mas agora as coisas são diferentes, aqui tem escola que palestino não pode estudar, apenas judeu, tem estradas que carros árabes não podem transitar, eu tenho uma carteira de identidade verde que me limita de circular apenas em algumas cidades, minha carteira de identidade tem um número que me diferencia, eles (Israel) criaram uma série para aqueles que foram membros da OLP (Organização para Libertação da Palestina). A jovem meio sem graça, ainda perguntou sobre o que ele acredita na construção do estado palestino, na Palestina livre? Ele respondeu: " Oitenta e uma vezes, você sabia? Oitenta e uma vezes a Palestina foi invadida! E nós palestinos, estamos aqui, não saímos e não desistimos, com tudo que passamos. E agora, também vamos ficar e resistir, a Palestina é dos palestinos, sempre. Esse é o povo palestino!"


O presidente da Comunidade Árabe Palestina de Rio Grande, José Katthab Hassan, em pronunciamento arguiu: "A causa palestina é muito maior do que a própria causa palestina. É questão de humanidade. É questão de justiça. É questão de solidariedade. É questão de compaixão para com esse povo sofrido, com esse povo execrado, massacrado, com esse povo assassinado covardemente pelo estado sionista de Israel. Com esse povo bravo, aguerrido, que não se curva facilmente frente a todas essas atrocidades que lhes são impostas."

Ao final de seu pronunciamento citou as palavras de Martin Niemoller: " Primeiro, os nazistas vieram buscar os comunistas, mas, como eu não era comunista, eu me calei. Depois vieram buscar os judeus, mas, como eu não era judeu, eu não protestei. Então vieram buscar os sindicalistas, mas, como eu não era sindicalista, eu me calei. Então eles vieram buscar os católicos, e como eu era protestante, eu me calei. Então, quando vieram me buscar... Já não restava ninguém pra protestar.

Ao término da sessão foram exibidos três videos emocionantes que mostram o sofrimento do povo palestino em sua terra e imagens das atrocidades cometidas pelo estado sionista de Israel.

 

Postado por Marcos Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário