sábado, 27 de novembro de 2010

Jussara Cony , Abgail Pereira e Manuela D'Avila: mulheres, comunistas e guerreiras


As indicações de Jussara Cony para assumir a Secretaria do Meio Ambiente e de Abgail Pereira para a Secretaria de Turismo,  assim como, a reeleição com uma expressiva votação da deputada federal Manuela D'ávila, que obteve quase meio milhão de votos sendo novamente a mais votada do estado.reforçam o protagonismo das mulheres comunistas no RS.

Jussara Cony irá assumir a Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Jussara é farmacêutica e funcionária da UFRGS. Vereadora em Porto Alegre de 1982 a 1988. Deputada estadual por quatro mandatos pelo PCdoB (1991 a 2006). De junho de 2007 a abril de 2010 foi superintendente do Grupo Hospitalar Conceição.  

Órgão central do Sistema Estadual de Proteção Ambiental (SISEPRA), a Sema é responsável pela política ambiental do RS. É constituída por três departamentos - Departamento Administrativo, Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (DEFAP) e Departamento de Recursos Hídricos (DRH), e por duas vinculadas - Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) e Fundação Zoobotânica do RS (FZB-RS).




Abgail Pereira assumirá a Secretaria de Turismo. Natural de Caxias do Sul, Abgail tem 49 anos. Formada em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco (RJ), Biga é servidora pública lotada na Biblioteca Municipal de Caxias.

Com destacada atuação no movimento sindical, foi presidente por três mandatos e é atual vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares e em Turismo e Hospitalidade de Caxias do Sul (Sintrahtur). Foi ainda vice-presidente da (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comercio e Serviços (Contracs) e integra a direção executiva da terceira maior central do país, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), onde dirige a secretaria de Mulheres.

Postado por Marcos Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário