sábado, 4 de dezembro de 2010

20ª Cúpula Ibero-Americana exige que os EUA coloquem fim ao bloqueio a Cuba

A 20ª Cúpula Ibero-Americana, teve início nesse sábado em Mar del Plata, na Argentina, os chefes de Estado e do Governo reiteraram neste sábado sua exigência aos Estados Unidos para que coloquem um ponto final no embargo a Cuba. Pedimos que os Estados Unidos da América coloquem fim ao bloqueio", diz o documento que pede para Washington cumprir "com o disposto em 19 sucessivas resoluções aprovadas na Assembleia Geral das Nações Unidas" sobre a questão.

O comunicado é uma reafirmação e atualização de textos muito similares aprovados nas cúpulas de Salamanca em 2005, Montevidéu em 2006, Santiago do Chile em 2007, San Salvador em 2008 e Estoril em 2009.

O chanceler de Cuba, Bruno Rodríguez, criticou os Estados Unidos pelo conteúdo de diálogos diplomáticas publicados no site WikiLeaks que, disse, desnudaram "a diplomacia imperial, cheia de arrogância", além de "desdém pelo direito internacional, cinismo e hipocrisia".

A crise da economia europeia também foi debatida na reunião. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, criticou os "analistas europeus que sabiam tudo quando a crise era na América Latina e que não sabem nada quando a crise acontece nos países ricos".

A declaração final da cúpula de Mar del Plata, que tem como lema "Educação para a inclusão social" proporá metas educativas para 2021 como instrumento para lutar contra a pobreza na região, entre outros pontos, incluirá também uma cláusula democrática, contra tentativas golpistas na região, para que os países que sofrem uma interrupção em seu sistema democrático sejam automaticamente expulsos da cúpula ibero-americana.

"A democracia é o único meio que gera liberdade para qualquer processo educativo", disse a presidente argentina e anfitriã do evento, Cristina Kirchner.

Fonte: Portal Terra e Reuters
Postado por Marcos Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário