sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

INTEGRAÇÃO ou ENGANAÇÃO?

INTEGRAÇÃO ou ENGANAÇÃO?
 Rio grande sofre com mais esta imposição do Prefeito e seus secretários, assim como a tentativa de aumento da taxa de iluminação publica. Em 17/07/2010 a prefeitura colocou em funcionamento o que foi chamado de integração.
Mas podemos notar com uma breve observação que de integração este sistema nada ou pouco tem a não ser o nome.
Quando o usuário do transporte publica em nossa cidade adquire o cartão eletrônico. Logo paga suas passagens adiantado, a quem beneficia a integração?
Quando pega-se o coletivo e este se atrasam por motivos mecânicos, a quem beneficia a integração?
Quando se desse de um ônibus e o próximo coletivo atrasa, a quem beneficia a integração?
Quando você esta no ônibus e acontece um engarrafamento e atrasam o mesmo, a quem beneficia a integração?
Quando a cidade recebe a visita de alguém de fora, a quem beneficia a integração?
Quando você não possui o cartão magnético, mesmo morando em Rio Grande a quem beneficia a integração?
Quando você possui o cartão magnético e na hora de passar na roleta este mesmo com credito dá problemas de leitura, a quem beneficia a integração?
Em vista de tudo que foi demonstrado até aqui,quando o usuário antes da dita integração pegava apenas um ônibus para chegar ao trabalho, e agora é obrigado a pegar um segundo coletivo, a quem beneficia a integração?
Quando nossos filhos, pais, esposas e nós mesmos, precisamos atravessar a RS para pegar o coletivo do outro lado da pista correndo o risco de atropelamento, para chegar à coisa que foi denominada integração. Quem se responsabiliza por todos estes transtornos e eventuais acidentes?
Recentemente estive em Belém, no Estado do Para onde desfrutei de uma verdadeira integração, peguei um coletivo no Bairro Tapanã desci na Estação Marex e de lá peguei um novo coletivo com destino ao Ver-o-Peso, o que me chamou a atenção foi ser transportado por empresas diferentes, com a mesma passagem, mesmo não sendo cidadão Belenense desfrutei deste sistema de transporte que facilita a vida do usuário, sem encarecer a passagem, nem constranger o passageiro.
Em Belém quando acontece um problema mecânico com o coletivo ou o ônibus atrasa e até mesmo quando um engarrafamento faz o coletivo perder o horário, o passageiro vai até a integração e não necessita pagar nova passagem.
Na cidade das mangueiras, não existe problemas com cartões magnéticos, pois o sistema não utiliza cartões e beneficia todos que precisarem usar o transporte coletivo.
Na capital do PARA, qualquer cidadão pode ficar o dia inteiro passeando pela cidade com apenas uma passagem, basta descer nas integrações e pegar um novo ônibus para outro local, dentro destas integrações, tem banheiros públicos, restaurantes e lancharias.
O sistema implantado em Belém foi projetado para melhorar a vida do usuário do transporte coletivo. Não para beneficiar empresários e algumas poucas pessoas.



Postado por Victor Nobre.

Um comentário:

  1. Excelente matéria Victor! Aqui eles fazem o querem com o usuário do transporte coletivo. Cada vez mais está piorando pra quem depende de ônibus. A cidade cresce, mas as soluções não modificam e todos tem que continuar mobilizando pra que haja mudanças nesse sistema.
    Prefeitura incompetente!

    ResponderExcluir