segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Opinião.

*Chendler Siqueira

Dedico este artigo aos fieis leitores do Agora que, assim como eu, estão encolerizados com o repentino aumento da tarifa urbana em nossa cidade.

Dez centavos. O que se compra hoje em dia com esta moeda? Quase nada, de fato. Mal compraremos uma bala na quitanda da esquina. Mas se analisarmos a qualidade do serviço que nos é prestado, pelo valor atualizado de R$ 2,35, com absoluta certeza é uma imensa exploração. Na empresa de transportes NOIVA DO MAR, com estes mesmo dez centavos, estaremos agregando a nossa passagem o direito de irmos em pé, espremidos e maltratados como que em um caminhão que transporta gado, pelo simples fato da super lotação dos carros. Ao mesmo tempo estaremos abdicando do direito de nos expressarmos e fazer com que nossa vontade de público alvo seja acatada por aqueles que deveriam se preocupar tanto com a comodidade quanto com a satisfação de seus CLIENTES, coisa que visivelmente não esta acontecendo. Entre outros argumentos que me deixaram completamente irado, cito o fato acontecido com um colega, por conta do Sistema de Integração. Ele teve que descer do ônibus, pelo fato que em seu cartão ele teria usado a ultima passagem, que pelas normas do sistema não lhe da o direito de fazer a integração.

Outro fato ocorrido foi com uma colega que não conseguiu fazer a proeza de utilizar três ônibus pagando apenas uma tarifa. Ela pagou o circular na querência, e fez integração com o centro, mas ao chegar à Praça Tamandaré já havia passado 1h40min o que não lhe permitia integrar e ir ate a escola Juvenal Miller. Isto é um extremo absurdo, pois foi o prometido e como se pode ver não foi cumprido.

Falando em promessas não cumpridas, vamos relembrar o compromisso assumido pelo nosso secretário do transporte na Audiência Pública na Câmara de Vereadores em 03/09/2010 quando disse: “Com a integração tarifária, será possível utilizar até três ônibus com a mesma tarifa. Rio Grande é a primeira cidade do Estado a ter o transporte coletivo 100% INTEGRADO. Vamos integrar todas as estações de transbordo, e proporcionar maior conforto aos usuários do serviço. A intenção é de que o passageiro fique o menor tempo possível na parada, e o melhor, o novo transporte coletivo NÃO ACARRETARÁ AUMENTO NA TARIFA DE TRANSPORTE COLETIVO".

Como bem podemos ver, ao se passar cinco meses da implantação da integração a prática desmentiu como funcionaria em teoria o sistema, fazendo com que o secretario Enoc Guimarães se desmentisse perante toda população. Aliás, é sempre este o método utilizado pelo nosso parlamento: utilizar palavras bonitas na apresentação dos atos (os projetos nunca passam por aprovação prévia) e proferir mentiras LUDIBRIANDO os cidadãos para IMPOR ALGO QUE JÁ ESTÁ EM EXECUÇÃO e depois fazer totalmente o oposto, uma vez que o povo riograndino sofre de sérios problemas de memória. Nada que um asfalto e um canteiro florido não resolvam em época de eleição!

* Diretor de comunicação da União da Juventude Socialista (UJS) e União Rio-grandina de estudantes Secundários (URES

Chendler Siqueira
postado originalmente no Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário