terça-feira, 16 de agosto de 2011

16º Congresso Latino Americano e Caribenho de Estudantes (CLAE)




Ocorreu em Montevideo, dos dias 10 a 15 de Agosto, O 16º Congresso Latino Americano e Caribenho de Estudantes (CLAE). O Brasil marcou presença com uma grande delegação, contribuindo com mais de dez ônibus. Dois eram apenas de estudantes secundaristas e universitários de Rio Grande.

Parte da delegação de Rio Grande

Mobilização Brasileira

A idéia era debater importantes temas sociais das mais diversas situações, tais como, meio ambiente, reforma agrária, liberdade sexual, produção pública de medicamentos, criminalização da luta social e até a democratização da mídia. No entanto, o principal foco estava presente nas políticas para juventude, que em caráter especial, buscava as melhores formas de educação e emprego. Além de seminários e palestras o evento contou com algumas exposições e vários encontros culturais que colaboraram para uma maior interação entre as diversas culturas Latino Americanas e Caribenhas.

Palestra com Estudantes Cubanos

Estiveram presentes cerca de cinco mil estudantes, com representação de países como, Cuba, Honduras, Costa Rica, Uruguai, Paraguai, Chile, Venezuela, Equador, Colômbia e Argentina.

Feira de exposições

Segundo a UNE (União Nacional de Estudantes), "Fica fácil perceber que na atual conjuntura, marcada pela multipolaridade, a juventude da América Latina tem um merecido destaque. Seja pelos estudantes argentinos, que enfrentam o embate de rumos em um acirrado processo eleitoral; seja pelos estudantes uruguaios na luta pelo fim da lei de Caducidad e pela segunda Reforma Universitária; os estudantes colombianos contra a militarização do seu país e a ocupação norte-americana; ou os estudantes peruanos, que impuseram uma derrota ao Fujimorismo. Não poderia deixar de citar os estudantes brasileiros, em luta pela implementação de 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-sal em educação, disputando os rumos do país."

Estudantes de Rio Grande assinam cartaz de solidariedade ao povo do Chile
Com toda certeza, o maior destaque ficou para a luta dos estudantes Chilenos que estão marcando presença nas ruas do seu país, lutando por uma educação pública e com qualidade. Os estudantes de Rio Grande, assim como toda Ámerica Latina e Caribenha, se solidarizaram com o movimento e dedicaram apoio.
Palácio do Penarol

Avenida 18 de Julho tomada por estudantes
A Organização Continental de Estudantes (OCLAE), foi fundada em Cuba, em 11 de agosto de 1966, sob o lema "Unidade, solidariedade e luta contra o fascismo e o imperialismo, em defesa da educação pública e autonomia universitária". Uma experiência que não apenas deu certo, mas chega a sua 16º Edição com estilo e comemorando 45 anos de luta estudantil nas Américas
Concentração de Estudantes
Por: Patrick Acosta

Nenhum comentário:

Postar um comentário