quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A companheira Cátia Carrasco enviou para o nosso blog o relato da participação das mulheres riograndinas na à 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres realizada em Porto Alegre.

Mulheres em busca de um Futuro Melhor

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 51,33% da população gaúcha é do sexo feminino. E, cada vez mais a responsabilidade de lutar por uma sociedade melhor é também das mulheres.Tivemos em nosso município a Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres em 31 de agosto, cujo tema foi "Mulheres Pescando seus Direitos e Identidades", referindo-se ao pagamento do seguro defeso as mulheres pescadoras.
A II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CONDIM) em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social (SMCAS). Segundo a presidente do Condim, Maria de Lourdes Lose, o objetivo central da conferência foi analisar tudo aquilo que o Conselho conseguiu realizar até o momento e também promover debates produtivos, com boas ideias que resultassem em propostas concretas para uma sociedade com menos desigualdades.
Ao fim do evento, que contou com a presença de 376 pessoas, seriam eleitas as delegadas que iriam representar o Município na Conferência Estadual, mas, a secretaria estadual de políticas para as mulheres, Márcia Santana, liberou todas as mulheres que desejassem participar da estadual.



Enquanto foram realizadas as Conferências Municipais e Regionais, preparatórias à 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres "Enid Backes", que ocorreu de 21 a 23 de outubro de 2011 no Hotel Continental, em Porto Alegre, 288 cidades enviaram representantes para participarem das 89 conferências realizadas em solo gaúcho (66 Municipais e 23 Regionais), atingindo cerca de 60% do Estado do RS, estiveram presente 1.150 mulheres na Conferência Estadual.
A Conferência Estadual “Enid Backes”: Autonomia e Igualdade para as Mulheres Gaúchas discutiu em seus seminários:
  • Enfrentamento a todas as formas de violência contra as Mulheres e Meninas;
  • Autonomia Econômica e Igualdade no Mundo do Trabalho, com Inclusão Social;
  • Saúde das Mulheres, Direitos Sexuais e Reprodutivos;
  • Participação das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão;
  • Fortalecimento da Gestão de Políticas para as Mulheres: O desafio da Institucionalidade;

E, desta Conferência, foram elaboradas propostas de políticas públicas, dentre elas tivemos:
  • A disponibilização de creche 24 horas, tendo por base as mães que trabalham por turno;
  • Centros de referência que ofereçam tarefas e atividades para os idosos;
  • Propostas e incentivos que mantenham o jovem, filho de família que vive da agricultura familiar, com sua família;
  • Menos burocracia para os produtores rurais;
  • Possibilidade das trabalhadoras rurais realizarem artesanatos e venderem sem perder seus direitos especiais de trabalhadora rural;
  • Ensino integral para os alunos do Ensino Fundamental;
  • Centros de Referência para a mulher e adolescentes vítimas de violência e,
  • Cursos adequados com o mercado de trabalho e não somente os triviais, tais como: recepcionista, camareira ou cozinheira.

O importante de tudo isso é que foram muitas as propostas, tínhamos grupos variados e objetivos diversificados. Desta Conferência Estadual, foram tiradas as delegadas para a federal que ocorrerá em dezembro 12, 13 e 14, em Brasília.

O que as riograndinas presentes objetivaram apresentar é que, nosso município não está o cartão postal que estão pintando: a oitava maravilha em termos de desenvolvimento e emprego. Temos atualmente muitas mulheres desempregadas e despreparadas para o mercado de trabalho e, mesmo as preparadas, sem experiência, não conseguem ingressar no mercado de trabalho. Nossa realidade, em termos de emprego, independente do sexo, não está boa. Não podemos esmorecer e, continuar lutando por um futuro melhor.






Nenhum comentário:

Postar um comentário