quinta-feira, 10 de novembro de 2011

   A Bióloga Verônica Minoia manda sua contribuição com um artigo sobre um problema antigo de Rio Grande. O lixo.


      A mudança de cultura e a falta de orientação ecológica na Cidade do Rio Grande – problemática do lixo

A cidade de Rio Grande vem se mostrando um centro de consumo de matéria-prima, alimentos e energia. Como consequência deste consumo exagerado e da sobra absurda de resíduos sólidos, que por sua vez são descartados de maneira precária devido à falta de fiscalização da Prefeitura vem afetando e alterando o clima, bem como, a qualidade do ar, da água, do solo, da paisagem da cidade e além de tudo favorece a proliferação de seres nocivos, como roedores e insetos, responsáveis pela propagação de epidemias.


      Portanto, devemos adotar  que existem sim métodos a serem aplicados como:

        Sustentabilidade Ecológica:  desenvolvimento compatível com a manutenção dos processos ecológicos essenciais;
        Sustentabilidade Social e Cultural: desenvolvimento e controle sobre próprias vidas; torna-se compatível com a cultura e os valores das pessoas atingidas, aumentando e fortalecendo a identidade da comunidade;
        Sustentabilidade Econômica: o  desenvolvimento deve ser economicamente eficiente  para que os recursos  suportem as  gerações futuras.
Para orientar o desenvolvimento sustentável é necessário planejar as ações, e para que isso ocorra seria adequada a participação, discussão com a sociedade, já que estes poderão ter o livre acesso para “desabafarem” o que acham de errado em seus bairros, pois esta opção é uma maneira de estar maximizando seus benefícios e minimizando seus prejuízos; lembrdo que só será eficaz se todas as pessoas participarem do processo: Estado, Municípios e comunidade; no qual chamamos de planejamento participativo. O principal objetivo será a melhoria da qualidade de vida da população e a distribuição mais equilibrada dos benefícios. A ideia seria implantar o modelo de orientação básica, que passa por de cinco etapas:






A prefeitura do município de Rio Grande - RS e seus parceiros deveriam colocar em prática esse modelo no qual sugere a melhoria contínua (como mostra a figura acima), e comprometer-se em  fazer o monitoramento dos resíduos sólidos, sendo o principal objetivo  informar a população sobre a situação, para que esta possa verificar se essas medidas estão sendo cumpridas ou não. É fundamental fazer o monitoramento, em buscar de estratégias para a problemática do lixo, compreender por que ocorre tanta falta de organização e conscientização da população em geral.
Uma da soluçõe que deve ser colocada em prática, em relação a cidade do Rio Grande seria a Prefeitura admiti , que não consegue  administrar a problemática dos resíduos sólidos,  e  adotar a questão de melhoria contínua, pois o ideal seria  criar alternativas viáveis sobre o sistema de coleta seletiva do lixo, afim de “tentar” tornar uma cidade ecologicamente correta evitando problemas de saúde pública e consequentemente ajudando os catadores, que muitas vezes dependem do lixo para sobreviver.
Ressaltando que o aspecto ambiental pode ser entendido como o mecanismo através do qual uma ação humana causa um impacto ambiental no qual podemos classificar na seguinte proporção, as ações humanas (atividades, produtos e serviços), que geram aspectos ambientais muitas vezes  acabam gerando impactos ambientais, que na maioria das vezes não são reversíveis, e/ou minimizar a falta de planejamento ambiental. Volto ao pensamento que a orientação da prática da Educação Ambiental diante a população depende da colaboração de todos: Estado, Município (Rio Grande) e principalmente da comunidade que na maioria das vezes infelizmente não sabe dos seus direitos.   

                          Verônica Minoia (Bióloga) vminoia_@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário