quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Sugestão de Leitura


O Portal Vermelho, traz em sua seção cultura a sugestão de um livro que tem como pano de fundo a década de 70. mais informações sobre sugestão de livros e textos importantes para a construção do pensamento marxista no Portal Vermelho:



Livro destaca época sombria para não ser esquecida


A editora digital Biblos está lançando, em São Paulo, “Ao Norte do Horizonte”, romance que focaliza a década de 70, uma das épocas mais intensas do século 20. O livro mergulha o leitor num tempo histórico marcado pelo auge da guerra fria no mundo, cuja consequência mais nefasta em muitos países da América do Sul foi a instauração de regimes militares totalitários. Estes regimes eliminaram ou levaram ao exílio milhares de pessoas.


Ao Norte do Horizonte” é ambientado em Paris, destino da maioria dos exilados políticos sul-americanos que buscavam refúgio na Europa. Envolve a vida, encontros e desencontros de um grupo de estudantes da universidade Sorbonne, de diferentes nacionalidades e politicamente engajados, que decide criar uma rede de apoio a estes exilados, dentro de suas possibilidades e capacidades.

São jovens que amam a vida e a cultura que os rodeia. Sobretudo, são jovens antenados com um tempo que exige posicionamentos e não acomodação. Em meio às suas ações de apoio a pessoas desestruturadas pela barbárie de ditaduras militares surgem grandes amizades, eclodem paixões e os jovens acabam envolvidos numa série de acontecimentos que conduzem o enredo para o seu final, vinte anos depois.

Agora, em outro cenário, a Berlim do ano 2000, às voltas com fragmentos da guerra fria e restos de um passado que teima em permanecer vivo, assombrando o mundo no novo século.

Ao Norte do Horizonte”, da jornalista Branca Ferrari, reconstrói em rápidas e incisivas pinceladas a realidade de cidadãos tangidos para longe de seus lares pela violência política. É um romance ao mesmo tempo lírico e impactante, traçado numa prosa direta, sem floreios de estilo. Feito para lembrar aquilo que não deve cair no esquecimento.

O livro está disponível no site www.amazon.com/books nos formatos papel e digital. Para encontrá-lo
no site basta digitar o título em português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário