sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Por traz das flores



Por que as pessoas constroem suas casas em áreas de Risco?

Porque não possuem outra alternativa diante a demanda habitacional em nosso município.

Por que esses locais são áreas de risco?

Porque não oferece fácil acesso para equipes de emergência como Corpo de Bombeiros e não há uma distância mínima entre as casas para evitar a propagação de incêndios.
Porque por falta de fornecimento de energia elétrica as pessoas se obrigam a fazer “Gatos” para a utilização de eletrodomésticos.
Porque põe em risco a saúde das pessoas pela falta de tratamento de esgoto e há proliferação de vetores transmissores de doenças como o rato e o mosquito da dengue. Em muitas casas também na há água tratada.
Porque com ocorrências metereológicas podem haver inundações e desmoronamento das residências.

Por que a ocupação dessas áreas podem trazer danos ao meio ambiente?

Porque com o aterro da orla do Saco da Mangueira e da Lagoa dos Patos o marisma dessas áreas, que é fundamental para a criação e sobrevivência de peixes e camarões, é destruído colocando em risco a vida da fauna de nosso estuário e assim comprometendo a forma de sobrevivência de milhares de famílias que vivem da pesca.

O que fazer?

Implantar o Projeto Orla que visa recuperar as áreas ocupadas em torno do Saco da Mangueira e da Lagoa dos Patos e prover residências dignas para os ocupantes dessas áreas através de projetos habitacionais.

De onde virá a verba para isso?

Esse projeto conta com verbas a fundo perdido da União e do Banco Mundial e já se encontra em poder do executivo municipal a alguns anos, o que não se sabe, é porque a prefeitura não deu os prosseguimentos legais para a liberação do dinheiro e conseqüente início das obras.

As pessoas deverão ir para longe de onde moram hoje?

Não necessariamente, existem alternativas, como a construções de apartamentos próximos a esses locais.

José Guevara

Nenhum comentário:

Postar um comentário