sexta-feira, 26 de março de 2010

25 de março: Aniversário do PC do B - cerimônia na sede.

Ontem o Partido Comunista do Brasil comemorou 88 anos de lutas e glórias ao lado da classe operária. O PC do B é partido político mais antigo do País tendo seu início junto a Semana de Arte Moderna de 1922.


Destes 88 anos 38 foram na ilegalidade e hoje o partido vive o período mais longo na legalidade com a abertura política no início dos anos 80.

A data do 25 de março foi comemorada com diversas atividades. Houve apresentação de diversos estilos musicais no coreto da Praça Tamandaré, atividades de filiações ao partido com o ingresso de sindicalistas e lideranças comunitárias totalizando mais de 20 novos filiados.

Mais o ato principal da comemoração do aniversário foi a inauguração, na sede do comitê municipal, de uma sala com o nome de Angelina Gonçalves, valorosa camarada do PC do B que foi morta pelas forças de repressão em uma passeata pela reabertura da União Operária no 1° de maio de 1950. Nesta sala encontra-se um memorial com um breve relato sobre o fato e também consta uma homenagem a Angelina e outros camaradas que também foram vítimas da repressão como: Antônio Rechia, Honório Alves, Manuel Rechia, Guaraciaba, Carlos Aveline e Walter Guimarães.

Nesta cerimônia compareceram vários filiados do PC do B e também militantes do PT e do PDT bem como diversas lideranças sindicais e comunitárias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário