sexta-feira, 26 de março de 2010

25 de março: Aniversário do PC do B - discurso de inalguração da sala

O PC do B foi fundado em 1922, em congresso realizado no Rio de Janeiro representado por 73 filiados de todo País. O surgimento do PC do B é o resultado do impasse que havia chegado as grandes lutas operárias de 1917, 1918, 1919 que demostraram a falência teórica e prática do anarquismo.
O surgimento do PC do B decorre do amadurecimento histórico do povo brasileiro, e sua rica trajetória de lutas e resistência, quilombos, os incofidentes, balaios, farrapos, cabanos etc...
Em Rio Grande tivemos á frente vários movimentos, em 1952 contra a carestia dos alimentos, no primeiro de maio de 1950. Pela abertura da União Operaria.
Quando tombaram Euclides Pinto, Osvaldino Correia, Honório Alves de Couto e Angelina Gonçalves. Morta a queima roupa junto da bandeira nacional. Por sua bravura e amor ao povo trabalhador, hoje aqui fica esta singela homenagem a esta honrada tecelã, mulher exemplo de comunista de fibra e coragem. Simbolo para todas as mulheres e defesores da liberdade e dos direitos dos trabalhadores.
O PC do B que hoje faz 88 anos de história, em 1962 se reorganizou com sigla PC do B e não mais como PCB, antes registrado. Apesar de ser o mais antigo Partido do País, o PC do B só reconquistou a legalidade em maio de 1985, depois de 38 anos de clandestinidade. E estamos hoje com maior tempo de legalidade que este Partido conheceu.
As intensas lutas sociais durante as quais centenas de comunistas perderam a vida, assassinados, torturados, exilados e muitas vezes forçados à clandestinidade, durante a Ditadura Militar, fez com que o Partido se consolidase seja na juventude por meio da UNE, na luta armada com a Guerrilha do Araguaia, e no proletariado com os trabalhadores e trabalhadoras de todo o País, um sentimento revolucionário e combativo entre seus militantes.
Na decada de 70, 80 e 90 o Partido Comunista do Brasil teve papel destacado e fundamental do povo brasileiro com as greves operárias, na campanha pela Anistia e pelas Diretas Já, da reconquista da legalidade ao Fora Collor, e contra o neoliberalismo, tornando-se um dos maiores movimentos de massa dos brasileiros.
Diante das mudanças e com o fortalecimento dos comunistas no cenário político do Brasil, ao lado do Governo Lula e em busca dos avanços para soberania do País, o PC do B traça sua trajetória nas lutas pelas transformações e conquistas do país.
Neste contesto e trajetória de luta o PC do B de Rio Grande lança seu novo instrumento, o Blog que estara a serviço do proletáriado riograndino. Este blog é de suma importáncia para a organização, fortalecimento de nossa luta, por um novo País justo, soberano, com a companheira Dilma Presidente, camaradas.

N/Stalin

Nenhum comentário:

Postar um comentário