sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Usuários do transporte coletivo indignados jogam ovos no secretário Enoc em audiência pública na Câmara de Vereadores

A audiência foi aberta pelo presidente Renato Albuquerque às 14 horas compondo a mesa o presidente, o secretario de transportes e trânsito Enoc Guimarães e a vereadora Lu Compiane. Logo após em questão de ordem o vereador Alexandre solicitou que fosse convidado o professor Heitor Vieira para compor a mesa, pedido que foi negado pelo presidente, também em questão de ordem o vereador Spotorno questionou se o Ministério Público havia sido convidado para a audiência e o presidente lhe respondeu que sim mas que o MP não compareceu.

Todos os vereadores assinaram o requerimento solicitando a realização da audiência, mas somente a vereadora Lu pode falar como proponente, fato esse, que gerou descontentamento nos vereadores da oposição, pois, se todos assinaram o requerimento todos são proponentes e deveriam ter o mesmo direito. Em sua explanação a vereadora relatou sua experiência com a integração dizendo que havia andado de ônibus essa semana para ir a Furg e que havia sido tudo muito rápido, relatou também que na volta utilizou a estação de transbordo da junção e que o ônibus só demorou sete minutos para chegar e que realmente a demora maior dos ônibus era por causa da obra no viaduto do trevo, tais declarações geraram muitas criticas e vaias do público presente, momento esse em que o presidente de maneira ríspida solicitou silêncio e disse que se tal fato voltasse a acontecer, ele iria encerrar a presente audiência.


Logo após, o secretário Enoc tomou a palavra para fazer a defesa do projeto de integração tarifária, apresentando slides do projeto, mostrando números que indicariam que hoje existem mais ônibus circulando e de maneira mais rápida, declaração esta que gerou mais uma vez muita polêmica, vaias e indignação dos presentes que não vêem esses benefícios no dia a dia, muito pelo contrário a todo o momento pessoas relatavam seus problemas com a integração.

Em seguida o presidente passou a palavra aos vereadores dando-lhes somente 5 minutos para cada um, o primeiro foi o vereador Alexandre questionando a falta do contraditório na composição da mesa, pois esta foi formada apenas por pessoas a favor da integração, questionou também a apresentação feita pelo secretário Enoc alegando que o que foi apresentado ali não condiz com o que esta acontecendo na cidade.


Nando Ribeiro foi a tribuna e demonstrou toda sua indignação com o que hoje ocorre no transporte coletivo de nossa cidade. Como usuário, pois mora no Parque Guanabara declarou que chegou atrasado à audiência porque o ônibus em que ele vinha do cassino estava com o limpador de para-brisa estragado e com a forte chuva teve que vir bem devagar, colocando inclusive em risco a vida dos passageiros.

O vereador Giovani Morales solicitou que seu discurso também fosse feito da tribuna, pois queria falar de frente para o público que lotava as dependências da Casa, em sua explanação fez uma fervorosa defesa do executivo municipal e em defesa do novo sistema de transporte, fato que gerou mais uma vez muita indignação dos presentes que vaiaram e um rapaz gritou que ele estava defendendo o executivo porque o irmão é responsável (secretario) do Departamento Autárquico de Transporte Coletivo – DATC, momento esse em que o vereador Giovani se exaltou e da tribuna perguntou ao rapaz se tinha alguma coisa contra ele o esperasse lá fora para acertarem as contas. Nesse momento o presidente tomou a palavra e encerrou a audiência causando mais indignação ainda ao público que nesse dia frio e chuvoso estavam presentes para serem ouvidos e relatarem suas desastrosas experiências com esse sistema de transporte imposto de maneira arbitrária à população riograndina. A partir desse momento o público vendo que não haveria mais sessão começaram a jogar ovos no secretario e gritar palavras de ordens tais como: "Não á integração; O povo unido jamais será vencido; O povo na rua, Branco a culpa é sua; Casa da noiva do mar".



O momento de maior tensão foi quando chegou um grande efetivo da polícia de choque com 3 viaturas, mas nada aconteceu pois as manifestações foram feitas de maneira ordeira e pacifica.

 Postado por Marcos Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário