quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Eleição da Mesa Diretora da Câmara foi tensa, com muitas surpresas e reviravoltas.


A sessão que elegeu a Mesa Diretora da Câmara para 2011 realizada hoje, 22, foi tensa e com muitas surpresas e reviravoltas.

Ao abrir os trabalhos, o atual Presidente Renato Albuquerque, questionou se haviam composição de chapas a serem inscritas, momento esse no qual foi apresentada pelo vereador Giovani Moralles (PTB) uma chapa 1 composto por ele como candidato a presidência, Carlos Fialho Mattos-patola (PPS) para 1º vice-presidente, José Antônio-repolinho (PSDB) para 2º vice-presidente, Luiz Francisco Spotorno (PT) para 1º secretário e Claudio Costa (PT) para 2º secretário.

Surpreendido com a composição da chapa apresentada, pois era uma chapa mixta composta por vereadores dos partidos da oposição e alguns da situação, o candidato do bloco de sustentação e atual líder do governo, Renato Mattos Gomes-Renatinho, pediu suspensão da sessão por uma hora, pois notou, que perderia a eleição, já que essa chapa apresentada ainda contaria com os votos dos vereadores Alexandre Lindenmeyer (PT) e Julio Martins (PCdoB). Renatinho também pediu uma reunião com os vereadores da base de sustentação do governo, mas, foi rejeitada pelos vereadores Patola, Giovani e Repolhinho que preferiram realizar uma reunião com os membros da chapa apresentada.

Durante a suspensão vereadores do bloco do governo informaram ao Executivo Municipal o que ocorria na Casa, e também, tiveram contatos com lideres de partidos da base em que seus vereadores votariam contrarios. Fato esse que mobilizou e troxe a Câmara grande parte da cúpula do PSDB, dentre eles, O Secretário Enoc Guimarães do Transporte e Trânsito e o ex-vereador e ex-presidente e Sinésio Cerqueira, que reuniram-se com o vereador Repolhinho a portas fechadas no seu gabinete.


Após outras duas suspensões solicitadas pelos vereadores Kanelão e Lu Compiani, o presidente abriu novamente os trabalhos e Renatinho apresentou a chapa 2 que representaria a base do Governo composta da seguinte maneira: Renatinho - presidente, Tiagunho - 1º vice-presidente, Kanelão - 2º vice-presidente, Delamar - 1º secretário Delamar e Lu Compiani - 2º secretário, nesse momento o vereador Repolhinho visivelmente abalado emocionalmente com os olhos lacrimejantes pediu em questão de ordem que seu nome fosse retirado da chapa 1, obrigando os membros da chapa solicitarem suspensão por 5 minutos para uma nova composição da mesma, substituindo o nome do Repolhinho pelo do vereador Julio Martins para 2º vice-presidente.

Colocado em votação a chapa 2 que representava a base do governo venceu por 7 votos a 6, com o voto de minerva dado pelo vereador Repolinho que além de abandonar a chapa 1 votou na chapa 2.

Pela primeira vez nessa legislatura foi apresentado uma chapa mixta composta por vereadores da situação e da oposição ao governo municipal, se saísse vencedora, em 2011 a chapa contaria com membros de 5 partidos diferentes: PTB, PPS, PSDB, PT e PCdoB, já que a intensão seria de que em fevereiro o vereador Claudio Costa pediria afastamento para que Nando Ribeiro (PCdoB) compusesse a Mesa.


No ínicio da Sessão o vereador Julio Martins foi cumprimentado por Dirceu Lopes, futuro Superintendente do Porto de Rio Grande.

Postado por Marcos Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário