terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher, 8 de março.




Em 1857, no dia 8 de março as operarias de uma fabrica de tecidos de Nova Iorque, fizeram uma greve, reivindicando melhores condições de trabalho, redução da jornada para 10 horas, equiparação salarial com os homens e tratamento digno no local de trabalho.

A manifestação foi reprimida violentamente. As mulheres foram trancadas e dentro da fabrica e hasteado fogo na mesma. Num ato de total desumanidade morreram aproximadamente 130 tecelãs.

Durante uma conferencia na Dinamarca em 1910 ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher em homenagem as mulheres que morreram carbonizadas na fabrica em 1857. E a ONU (Organizações das Nações Unidas) oficializa a data através de um decreto em 1975.

A data na sua criação não pretendia comemorar o 8 de março apenas de maneira festiva e sim discutir o papel da mulher na sociedade atual. O objetivo do esforço é tentar diminuir o preconceito e um dia terminar com a desvalorização da mulher.

Mesmo que em alguns lugares elas cheguem a posição de mando, ainda sofrem em muitos locais com baixos salários, jornada excessiva, desvantagens na carreira profissional e uma brutal violência masculina.


Podemos ver na história vários marcos das conquistas das mulheres:

*1788 - o político e filósofo Frances Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

*1840 – Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

*1859 – surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

*1862 – durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

*1865 – na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

*1866 – no Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas.

*1869 – é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das mulheres.

*1870 – na França, as mulheres passam a ter acesso a cursos de Medicina.

*1874 – criada no Japão a primeira escola normal para moças.

*1878 – criada Rússia uma Universidade Feminina.

*1901 – o Deputado Frances René Viviani defende o direito de voto das mulheres.

*1932 – no Brasil é instituído o voto feminino, mais precisamente no dia 24 de fevereiro.

As conquistas das mulheres Brasileiras assim como nas demais Nações acontece com muitas lutas e ocupação de espaços. O grande marco na história do Brasil para as mulheres sem duvida foi 24 de fevereiro de 1932. Onde conquistam o direito de votar e ser votadas.


Neste 8 de março em pleno festejos de carnaval comemora-se a data ainda com as velhas reivindicações de 1857, o mundo evoluiu ? Mais ainda as mulheres precisam lutar, contra dupla jornada de trabalho, mais dignidade no local de trabalho, igualdade salarial com os homens, pois muitas empresas ainda fazem esta distinção de gênero, redução da jornada de trabalho, etc...

A Marinha Mercante Brasileira tem sua primeira comandante mulher a CCB Hildelene Lobato Bahia, no NT Carangola, da Transpetro. Mais ainda não se fez uma legislação para as marítimas.

Sim elegemos Vereadoras, Deputadas, Senadoras, Governadoras e a primeira Presidenta, tivemos em varias áreas mulheres se destacando.

Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.




Por Victor Nobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário