segunda-feira, 14 de março de 2011

LAGOA PORTINHO


Bem vindo à nova Veneza, dezesseis anos de puro descaso e o povo riograndino continua nadando na mesma privada. Hoje eu acordei com o barulho da chuva, não aquela garoa gostosa que deixa uma vontade de dormir, mas aquela chuva forte, para o morador riograndino ficar de cabelo em pé porque conhece as mazelas do município.



Então a cena se repetiu mais uma vez, carros sendo levados pelas águas, ratos andando por dentro das casas, móveis e alimentos destruídos, pessoas adquirindo novas doenças pelo contato com a água contaminada e por aí vai. Nem desastre natural e muito menos coisa do capeta, isso é fruto da falta de cuidado que a atual gestão da prefeitura municipal tem com a comunidade. Moro na Rua General Portinho a mais de vinte anos e durante todo esse tempo vivenciei meus pais, vizinhos e amigos reclamarem arduamente, a cada chuva que ocorre, sobre os constantes alagamentos. Um problema que chegou a ser assunto de campanha eleitoral e muito evitado pelo nosso atual prefeito. 



Lembro da vez que meu pai e um vizinho foram para frente de casa, entraram em um barco e tiraram uma bela foto que rendeu uma matéria no Jornal Agora. Isso mesmo, uma canoa boiando em pleno centro de Rio Grande com dois aventureiros dentro. Pode acredita? Estamos falando do centro da cidade, coração de Rio Grande, nosso cartão de visita e mesmo com um prefeito que adora falar em turismo, parece que somente as ruas a onde passam um determinado ônibus têm o mínimo de cuidado.  Somente o suficiente que permita a passagem destes veículos, mas mesmo assim um cuidado mínimo.

Não quero viver dentro de uma lagoa, não escolhi viver a beira do Rio Amazonas e muito menos na Veneza brasileira, sou morador de um município chamado Rio Grande, estou com meu IPTU em dia e acredito que pedir o mínimo de condições de moradia não seja exigir muito. Sinceramente, gostaria que a atual gestão fosse para o espaço, mas já que preciso comprar vaselina pelos próximos dois anos, peço que se tenha um pouco mais de cuidado com a minha cidade. Sim, estamos falando apenas do centro, da nossa querida Lagoa Portinho, que não por falta de aviso vem sofrendo há anos, mas fato é que toda cidade sofre com a falta de cuidado de nossa prefeitura em um assunto básico e de suma importância a qualquer comunidade, “escoamento fluvial”.


Patrick de Almeida Acosta

Nenhum comentário:

Postar um comentário