terça-feira, 29 de março de 2011

A URES conscientizando a juventude


Chendler Siqueira*

A União Riograndina de Estudantes Secundários (URES) vem realizando em diversas escolas de Ensino Médio no Município, debates de conscientização da juventude em relação à inserção dos jovens no mercado de trabalho e o desenvolvimento do pólo naval.
A importância de que se tenha na sociedade jovens preparados para ingressarem no mercado de trabalho, fez com que a entidade desenvolvesse essa rede de debates, para um melhor esclarecimento de dúvidas e como uma forma de amadurecer aqueles que ainda não tinham pensado no assunto.
A URES, como uma entidade municipal que representa legalmente os estudantes secundaristas, tem total legitimidade para chegar às escolas e desenvolver este tipo de trabalho, mas o apoio recebido das direções escolares para a liberação dos alunos em horário de aula é indispensável. A metodologia abordada pelos representantes da entidade é o dialogo. Através de uma breve fala sobre “O desenvolvimento do pólo naval na cidade e a importância do primeiro emprego para o jovem”, os organizadores iniciam uma conversação com os estudantes. Neste momento de discussão é possível que os estudantes questionem sobre o assunto e aprendam as melhores maneiras de iniciarem no mercado de trabalho.
Os coordenadores gerais da entidade, Felipe Belasquem e Douglas Rodrigues, destacam a iniciativa tomada como um ato importantíssimo, pois tem a intenção de acordar o jovem para uma realidade que será a de muitos com o término do Ensino Médio. “Sabemos que muitos jovens sentem-se desmotivados a tentarem uma vaga na faculdade talvez pela dificuldade em se prepararem para a disputa da mesma, pois apesar dos esforços das universidades, as vagas disponíveis são insuficientes para todos; por isso destacamos a importância de se reforçar a idéia do primeiro emprego ao jovem”, diz Douglas.
Outro tema discutido é a procura de cursos profissionalizantes e técnicos. Mesmo após a conclusão desses cursos, muitos jovens não conseguem trabalho na área pretendida por falta de experiência. “Não temos uma taxa de empregos reservada para a população jovem que não possui experiência; isso é um dos fatores que mais dificulta a entrada da juventude no mercado de trabalho, essa é uma das bandeiras de luta erguidas tanto pela URES quanto pela UJS” ressalta Felipe.
Na segunda metade de abril, acontecerá o Congresso da União dos Estudantes Secundários (CONURES). A data definitiva e o local do CONURES serão divulgados na primeira semana de abril, assim como o nome dos palestrantes que abordarão os temas: “O desenvolvimento da cidade com a expansão do pólo naval”, “A importância de uma juventude preparada para tal crescimento” e novamente “A inserção dos jovens no mercado de trabalho”. Os coordenadores gerais antecipam que entre os palestrantes convidados estarão presentes deputados tanto estaduais quanto federais, o secretário estadual da juventude, além de renomados vereadores do nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário