sábado, 30 de abril de 2011

Convite para o 1º de maio



É de conhecimento de todos que em 1º de maio de 1950, após churrasco,  comemorações e manifestos, os trabalhadores saíram em passeata a fim de protestarem para reabertura da União Operária (local de encontro dos sindicatos da época).
Porém, quando vinham pela linha do parque, foram surpreendidos por uma ação violenta da repressão com policiais militares e civis, auxiliados pela cavalaria, que os atacou covardemente, atingindo primeiro, o interlocutor dos manifestantes, o vereador comunista Antonio Rechia.
 A luta se acirrou de forma desigual, neste confronto, Euclides Pinto, Honório Alves do Couto e Oswaldino Corrêa, foram mortos e ainda, Angelina Gonçalves foi atingida por uma bala e morreu enrolada na Bandeira do Brasil. Temendo a reação popular pela chacina ocorrida, as forças da repressão reforçaram a segurança nos prédios públicos e também no prédio da União Operária, além de proibirem reuniões e manifestações populares.
 Desafiando a proibição, o povo riograndino comovido, saiu as ruas em grande número para prestar a última homenagem aos mártires operários carregando seus caixões até o cemitério.
Com o objetivo de resgatar a história dos trabalhadores em nosso município, o Partido Comunista do Brasil realizará uma homenagem aos mortos no 1º de maio de 1950, colocando flores no monumento.

Data: 01/05/2011
Horário: 09h30min
Local: Monumento - Avenida Presidente Vargas, em frente às Capelas
Contamos com sua presença.
Cátia
Comissão de Comunicação
PC do B

Nenhum comentário:

Postar um comentário