terça-feira, 5 de abril de 2011

Julio Martins apóia ONGs e manifesta-se contra construção de um novo canil



O vereador Julio Martins apóia as ONG’s de proteção aos animais, e manifesta-se contra a indicação da vereadora Lú Compiane Branco que solicita estudos para construção de novas instalações do Canil Municipal.
Na tarde desta terça, 05, Julio Martins argüiu sobre a correspondência que as ONG’s de proteção aos animais elaboraram e entregaram a todos os vereadores e ao presidente, mas, que ainda não havia sido lida pela Mesa da Casa.
“O grande vilão não é o cão de rua porque esse tem vida curta, o maior problema é o cão que o dono deixa solto na rua, quando dão cria os filhotes ficam nas ruas e acabam reproduzindo cada vez mais. Tem veterinárias que castram de maneira voluntária, mas, isso acaba sendo uma gota no oceano. As ONG’s defendem uma política permanente de controle de animais através das castrações, que é a política utilizada pela ONU.
Por que não propor que os recursos que seriam gastos em uma nova estrutura, se for gastar, por exemplo, R$ 100.000,00 que sejam gastos em programas de castrações e campanhas de educação? Na Argentina, há um programa onde o objetivo é castrar 20% dos animais a cada ano e estão conseguindo manter o controle, porque senão, não tem efeito. É preciso enfrentar isso de maneira científica. Outro grande problema são as pessoas, que por bondade, pegam animais na rua e levam para suas casas, algumas tem 20 ou 30 animais, acabam atrapalhando o seu bem estar e o do animal também”. Disse o vereador.
Os grupos ligados à proteção animal em Rio Grande querem que a Lei Estadual 13.193/2009 seja cumprida. Esta dispõe sobre o controle da reprodução de animais de rua, estabelecendo os procedimentos de identificação, esterilização e devolução à comunidade. Estabelece claramente a figura do "cão comunitário" que tem o direito de estar na rua até sua adoção, e paulatinamente, com a efetiva implantação dos programas de esterilização, os animais abandonados irão desaparecer das ruas.


http://ong-amigobicho.blogspot.com/


Marcos Branco

Gabinete do Vereador


Nenhum comentário:

Postar um comentário