segunda-feira, 16 de maio de 2011

Supremo Tribunal Federal nega pedido de liberdade a Cesare Battisti

                                                              Charge-bessinha

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou nesta segunda-feira (16/05) o pedido de liberdade do ativista italiano Cesare Battisti. Com o resultado, ele continuará preso aguardando o julgamento em que a corte decidirá se a decisão do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva de negar sua entrega à Itália violou o tratado de extradição entre os dois países. A informação foi publicada no Twitter do STF.



Cesare Battisti foi preso em março de 2007, no Rio de Janeiro, e desde então aguarda na penitenciária da Papuda, em Brasília, o desfecho de uma longa e controversa batalha jurídica. Battisti teve sua extradição pedida pela Itália, país onde foi condenado à prisão perpétua por envolvimento em quatro homicídios ocorridos no fim da década de 1970, quando era integrante de uma organização radical de esquerda.
Ele nega participação nos crimes e diz sofrer perseguição política. No fim de 2009, o STF anulou o status de refugiado político concedido a Battisti pelo então ministro da Justiça, Tarso Genro, e autorizou sua repatriação. A palavra final, contudo, ficou para Lula, que negou a extradição com base em um parecer da AGU (Advocacia Geral da União).



Retirado do Opera Mundi
por Victor Nobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário