sábado, 4 de junho de 2011

EI, CAMARADA !

Ei, Camarada!

    
 GURIZADA, SEGUINTE! O dia de hoje, tenho certeza, que foi um marco, um verdadeiro divisor de águas na minha vida. Assumi um grande compromisso, um compromisso com meu país e com meu povo. O compromisso de ser combatente em uma verdadeira tropa de elite, em busca de uma sociedade mais justa, onde sua gente seja o centro de todas as ações. Hoje me tornei "vanguarda do proletariado", hoje me filiei ao Partido Comunista do Brasil

     Mas porque Fellipe? O que que tu está fazendo nesse negócio de política? Por que, em vez de estar em casa, ou "curtindo a vida", tu tais fazendo movimento estudantil? Isso adianta alguma coisa? Política não é uma sujeira? E o que esse tal de PCdoB tem tão de especial?

     Eu, pouco tempo atrás, faria estes questionamentos a qualquer pessoa que resolvesse se filiar a um partido político, ou participar de algum movimento social.
 Sempre tive vontade de fazer diferente. Eu, assim como todo o povo brasileiro, ficava indignado frente a tantas injustiças e problemas. Nunca me conformei com o fato de que o Brasil, este gigante, cheio de potenciais e com um povo tão guerreiro e especial, conviver com tanta pobreza, desigualdade, permitir que sua gente adoeça em filas de hospitais, que sua juventude não tenha perspectiva de futuro, que seus trabalhadores sejam cada vez mais explorados, que suas mulheres não sejam tratadas com o respeito que merecem, que seus idosos, que carregaram este país até aqui, sejam abandonados  na velhice.

     Mas, inconformismo apenas não faz com que este gigante fique de pé. Comecei a perceber que, para mudar, é preciso agir. Apenas as lutas do povo é que farão com que esta realidade se transforme. Comecei a perceber isso ao entrar para o movimento estudantil. Quando passei a representar e defender os estudantes da minha escola, passei a conviver com uma grande responsabilidade, mas ao mesmo tempo tive a oportunidade de sair da situação de mero opinante, para um militante. A passei a entender que apenas militando por alguma causa, seria possivel mudar as coisas.
Mas, já dizia o poeta: "Um sonho que se sonha sozinho, é apenas um sonho. Mas um sonho que se sonha junto, passa a se tornar realidade."

   Visualizei a necessidade de me juntar com pessoas que, assim como eu, não se conformassem com esta realidade imposta a nós, mas que fizessem luta, que agissem. Encontrei o local perfeito para isso. Encontrei a maior força de juventude da Grande Pátria América Latina, que não me exigia grandes conhecimentos teóricos de sociedade, nem experiência, nem posição social, ou qualquer outro pré-requisito, apenas a vontade de lutar por algo melhor: Encontrei a União da Juventude Socialista.

 Aprendi que a política faz parte das nossas vidas. Que o pior analfabeto é o analfabeto político e que, se o povo dá as costas para a política, abre espaço para aqueles que defendem interesses contrários chegarem ao poder.

    Aprendi que apenas o povo organizado dentro de um partido político forte, que defenda a classe trabalhadora, conseguirá realizar democraticamente as transformações necessárias para alcançar-mos a sociedade que desejamos.

   Mas hoje, numa infinidade de partidos políticos, qual seria aquele que genuinamente teria essa cara de povo e essa garra para a mudança?

     Nessa busca, encontrei um partido com Projeto e Programa de Transformações para o Brasil. Nesse texto, me chamaram a atenção os pontos 39 e 55, que diziam assim:
 39) O Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento deve responder a um conjunto de tarefas fundamentais: construção de uma nação democrática, próspera e solidária, de um Estado democrático e inovador de suas instituições; um país de alta tecnologia, avançado na indústria do conhecimento e grande produtor de alimentos e energia; vida digna para o povo. Iguais oportunidades e universalização dos direitos básicos; desenvolvimento contínuo e ambientalmente sustentável; afirmação e florescimento da cultura brasileira e da consciência nacional; aprofundamento e consolidação da integração da América do Sul e das parcerias estratégicas em âmbito mundial.
 

 Pois é. Outros partidos podem ter e estar no poder. Outros partidos podem prometer mundos e fundos. Mas o partido do povo, comprometido com sua gente, com base teórica e luta cotidiana, é apenas um. É um partido com cara, projeto, guerreiros, e apenas um nome. Esse partido se chama Partido Comunista do Brasil, que agora é também, o meu Partido!


     É por isso tudo que resolvi ser mais um Camarada! Viva o PCdoB! E viva as lutas do povo brasileiro por um Brasil Socialista!
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário