quarta-feira, 13 de julho de 2011

Câmara de Vereadores de Rio Grande - RS nega pedido de CPI para investigar Campanha do Agasalho


A Câmara de Vereadores de Rio Grande negou nesta segunda-feira o pedido de instauração da CPI para apurar possíveis fraudes na separação e distribuição de roupas doadas à Campanha do Agasalho. A alegação é de que o documento entregue pelo vereador Júlio Martins (PCdoB) feria o artigo 35 do regimento interno, que prevê a necessidade de cinco parlamentares assinarem o termo.
No documento, Júlio Martins pediu que a instauração da CPI fosse discutida e votada no plenário. Após discussão se o requerimento estava ou não de acordo com o regimento interno, o presidente da casa, Paulo Renato Mattos Gomes (PPS), vetou a possível votação.
- É muito claro. Para haver pedido de abertura de CPI, é preciso a aprovação de cinco parlamentares – explicou.
A denúncia do vereador Júlio Martins, embasada em depoimentos de testemunhas, segundo ele, é de que roupas eram desviadas e vendidas em brechós. O alvo principal das denúncias de Martins é outra parlamentar, a vereadora e primeira-dama Lú Compiani (PMDB), que participa da campanha de arrecadação e distribuição de agasalhos. Júlio Martins negou a existência de gravações que comprovassem a fraude.
Organizada pela secretaria municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) e pela União Rio-Grandina das Associações de Bairro (Urab), a triagem das roupas arrecadadas contou com a participação de 40 voluntários, todos indicados pelas associações de bairro.

O que dizem os vereadores



Júlio Martins (PCdoB)
Na maioria das vezes, o que chega aos bairros são calções e camisas de manga curta. As roupas de inverno doadas estariam tendo diferentes fins, entre eles, brechós. Em outros anos também houve denúncias, mas desta vez teve testemunhas.







Lú Compiani (PMDB)
Eu lastimo que o colega (Júlio Martins) tenha levantado um fato como esse para aparecer na mídia. O que houve foi a criação de um fato político. Logo agora, que ele se lançou candidato a prefeito.


Opinião
Nos chamou a atenção o gesto, mostrado ao final da reportagem do RBS Noticias, do Vereador Júlio Martins, fazendo um "fala com o Batmam" para a Vereadora Lú Compiani, quando esta o acusava de "oportunista". Realmente, tal declaração é digna de ironia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário