sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Erdogan diz que Turquia escoltará navios de ajuda humanitária com destino a Gaza


O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou nesta quinta-feira (08/09) que a Marinha do seu país escoltará os barcos que levarem ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

A declaração vem dias após Erdogan anunciar o congelamento das relações diplomáticas e comerciais com Israel, uma resposta a um relatório das Nações Unidas que considerou legal o bloqueio marítimo a Gaza que motivou a expedição da Flotilha da Liberdade em 2010, embora acuse Israel de uso excessivo de força. Na operação, nove turcos foram mortos.
"Os navios de guerra turcos se encarregarão de proteger os barcos turcos com ajuda humanitária para a Faixa de Gaza", submetida a um bloqueio israelense, declarou Erdogan ao canal de televisão Al Jazeera. "De agora em diante, nós não deixaremos esses navios serem atacados por Israel, como aconteceu com a Flotilha da Liberdade", disse o primeiro-ministro

Durante a entrevista, Erdogan também garantiu que seu país tem tomado medidas para prevenir a exploração unilateral dos recursos naturais no Mar Mediterrâneo por Israel. "A Turquia será firme em seu direito de controlar as águas territoriais no leste do Mediterrâneo", ressaltou.




retirado Opera Mundi
por Victor Nobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário