segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A camarada Danyelle Gautério possui um blog onde além da narrativa de fatos cotidianos há também um grande espaço para a discussão sobre política, especialmente políticas públicas relacionadas aos jovens. Ela contribui com o nosso blog com um texto sobre a 2ª Conferência Nacional de Juventude, com sede em Brasília. Você pode conferir esses e outros textos no link abaixo

Voando aqui dentro

II Conferência Nacional de Juventude


Com um pouco de atraso, relato aqui alguns pontos sobre a II Conferência Nacional de Juventude, da qual participei sendo a única delegada representando a cidade de Rio Grande.

Primeiramente vale explicar o espírito das Conferências Nacionais: São espaços proporcionados pelo governo federal para a verdadeira efetivação da democracia, isso é, para que de fato a população participe diretamente da elaboração de políticas públicas para seus digamos setores.

No caso da conferência de Juventude, organizada pela Secretaria Nacional de Juventude em conjunto com o CONJUVE (Conselho Nacional de Juventude, formado por membros da sociedade civil e governo), jovens de todo país, incluindo comunidades e povos tradicionais (como indígenas e quilombolas) se reuniram para elabora propostas e destacar prioridades que devem ser atendidas pelo governo.

Na pauta a educação, trabalho, espaço, cultura, experimentação, saúde, esporte, enfim, todas as áreas que atingem diretamente o dia a dia e influenciam em nossas vidas.

Não cabe aqui citar ponto a ponto os resultados da conferência, mas os mesmos podem ser encontrados no site da mesma: http://www.juventude.gov.br/conferencia/2a-conferencia-nacional-de-juventude

Vale destacar o grito unânime dos jovens por 50% do Pré-Sal para educação e 10% do PIB, o grito pela meia entrada para estudantes, por ampliação do projeto Pontos de Cultura, Segundo Tempo e Bolsa Esporte, pela descriminalização e legalização do Aborto, pelo Plano Nacional de Banda Larga e praças da juventude e é claro, pela aprovação do Estatuto da Juventude.

Ressalto aqui a aprovação da moção de apoio ao movimento vitorioso e combativo da UNE e UBES: Ocupe Brasilia.

Como militante da UJS, destaco aqui a significativa participação dessa entidade que através de seus jovens chegou não apenas com bandeira e gritos mas com propostas concretas, com prioridades políticas, com centralidade, que fez a diferença em uma conferência onde outras forças partiram unicamente para o grito.

Claro que foi a unidade que construiu a novidade, mas, essa unidade se dá graças a UJS que mais uma vez acertou em sua política.

Não cabe agora parar. A conferência é propositiva mas deve-se ter em vista que o que o povo unido e organizado propõem é ordem e não opção!

Cada deputado, ministro, secretário, vereador, enfim, membros de todas as esferas de poder público devem ter acesso as documentos aprovados nas conferências municipais, estaduais e nacionais e devem ser cobrados.

Cabe agora construir o que se discutiu, por que o grito só não basta!



Beijos e grande luta camaradas!


Dany Gautério
membro da direção da União da Juventude Socialista em Rio Grande e no Rio Grande do Sul. Coordenadora estudantil do DCE FURG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário