quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Dica cultural

Oficinas de clown e Teatro Forum 

       O personagem do Clown nos fala com humor e benevolência.

    Pôr o nariz vermelho permite reencontrar o sentido lúdico da brincadeira e da infância. O clown percorre os caminhos das grandes aventuras, conta-nos a sua visão das coisas, reinventa com a sua ingenuidade e as suas emoções um momento de vida através de seu olhar.
      O Teatro Fórum foi criado a partir do teatro do oprimido, técnicas elaboradas por Augusto Boal para lutar contra a ditadura.
Espaço de discussões, onde pode ser envolvido toda comunidade sem distinção, de raça idades, classe social; essa técnica permite abordar problemáticas e tentar achar possibilidades de mudar situações aparentemente bloqueadas. Os atores de Teatro Fórum não precisam ter experiência de teatro mas apenas vontade de se colocar ao serviço da comunidade.
     Jean-Pierre Besnard fundador das técnicas de "Clowning" propõe duas oficinas que permitirão ao projeto de "Raiz Do Riso"  atingir o seus objetivos - atender a comunidade fazendo prevenção a saúde.
      O objetivo é formar um grupo às duas técnicas, Clown e Teatro Forum, no fim de intervir na comunidade, nos hospitais, asilos, orfanatos e participar de uma pesquisa sobre o clown e a suas possibilidades de ajuda à população em dificuldade.
CLOWN E PROMOÇÃO DA SAÚDE COMUNITÁRIA. 
Serão duas oficinas de 5 dias cada.

Inscrições até 15 de janeiro de 2012 pelo site https://sites.google.com/site/clownesaude/inscricao 

As oficinas ocorrerão nos dias:
15/02/12 até 19/02 Formação de Teatro Fórum
22/02/12 até 26/02 Formação de Clown
Os horários: 
Quartas, quintas e sextas (15, 16 e 17/02), (22,23 24/02)
das 18:30 às 22:30

os sábados 18/02 e 25/02: 
das 13:30 às17.30 e das 19 às 22 hs.

os domingos 19/02 e 26/02:
das 10h às13h e das 15 às 18.30 hs.

Para encerramento das oficinas se fará duas intervenções nas comunidades entre os dias 06/03 a 14/03. ( data a combinar) 



Total da formação de base: 55 hs.

O Local
As oficinas serão ministrada na AREA ACADÊMICA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO/FURG, salas a confirmar em datas próximas.


    Um termo de comprometimento será assinado por cada participante no inicio das oficinas que inclui a participação nas duas oficinas  e ao envolvimento a pelo menos 50% das intervenções nas comunidades durante o ano 2012 (uma a duas intervenções por més).
    Sendo um Projeto de Extensão da Furg aprovado e financiado pelo MEC, não terá custo algum para os participantes.
   As oficinas serão ministrada pelo Prof. JEAN PIERRE BESNARD  (Diretor da Companhia Caravane Théâtre, de Toulouse França), junto com a psicóloga intercultural AUDE BAUDOIN e a clownóloga LAURENCE MARAFANTE BRANCÃO.

Projeto de Extensão RAIZ DO RISO ‑ FURG
Coordenador: Prof.Dr. Alfredo MARTIN GENTINI (ICHI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário