terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

 

 

Censura e aumento da passagem

Petter Botelho*
Esta semana que passou se caracterizou por notícias ligadas a nossa Prefeitura que se manteve no centro das atenções, sendo notícia até mesmo a nível estadual em função da tentativa de censura do nosso prefeito contra o Google perante algumas publicações e alguns ataques pessoais que sofreu no Orkut.
Outro motivo que colocou o nosso Executivo como principal tema no foco das discussões, foi esse infundado aumento da tarifa no transporte do Rio Grande para R$ 2,60, digo infundado, pois em Pelotas, uma cidade que não tem monopólio do transporte coletivo e a maioria das distâncias percorridas pelos coletivos são maiores do que as percorridas aqui, a passagem aumentou para 2,55.
Reforço esse termo quando descubro que em Santa Maria, outra cidade que é um pouco maior que Rio Grande, não em extensão, mas em área urbana e população, a tarifa é de R$ 2,30. Vale lembrar que nesta cidade não existe restrição ao uso e compra do Passe Escolar, algo que acontece aqui e se perpetua através do argumento de que acarretaria num aumento da tarifa. Vamos refletir:
Santa Maria não possui restrição ao passe e sua tarifa é bem mais baixa que a do Rio Grande. Estranho isso, não?
Por falar em contradição, podemos falar também da “Integração”, que no momento de sua implementação, fazia o secretário Municipal dos Transportes prometer que este sistema baixaria os custos da tarifa, porém de lá para cá, nosso prefeito assinou dois aumentos em menos de um ano.
Outro fato que me faz chamar esse aumento de infundado é o fato de que o aumento dado aos funcionários do transporte coletivo na cidade foi de 9% e não de quase 11%, percentual repassado a nossa tarifa. Também podemos lembrar que o diesel não obteve aumento considerável, e a nossa inflação anual variou em torno de 6%, ou seja, quase a metade do repassado a nossa tarifa.
Pois então... Você, baseado no título deste artigo, deve estar pensando no que o aumento da tarifa tem a ver com a batalha do prefeito para excluir uma comunidade do Orkut?
Por incrível que pareça tem tudo a ver, pois esta comunidade e o Google só estavam sofrendo esta ação, porque foi a partir desta comunidade que foi disseminada na internet, (num período em que manifestações contra este sistema de integração eram muito fortes) uma foto do prefeito Fábio Branco e sua família em Gramado junto de um dos chefes da empresa que monopoliza o nosso transporte coletivo.
Para encerrar gostaria de responder uma pergunta que é feita frequentemente nos sites de relacionamento da internet junto às lideranças do movimento estudantil e de juventude da cidade, sobre o que estes farão contra esse aumento absurdo. Aproveito o espaço para dizer às pessoas em geral, que o máximo que estes podem fazer, diante da má vontade do Executivo em priorizar as necessidades da população quando o assunto é transporte coletivo, é barulho para evidenciar o problema.
Pois quem pode mesmo fazer algo de concreto em relação a este tema, é a população em geral, usando um simples dedinho, a consciência e a memória na hora de votar.
 
*Presidente da UJS Rio Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário