sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

 


Mesmo sendo minoria a oposição buscará fazer um grande trabalho na CPI do transporte coletivo que foi instaurada oficialmente hoje. 

 

Foi instaurada na tarde de hoje, 15 a Comissão Parlamentar de Inquérito do transporte coletivo, após assinada a criação da CPI os vereadores indicados por suas bancadas para compor a comissão reuniram-se na para eleger o Presidente, Vice-presidente e Relatar, como o bloco de sustentar do governo tem maiora na comissão já veio com o "prato feito" indicando os vereadores Giovane Morales (PTB) para presidente, Charles Saraica (PMDB) para relator e Augusto César (PDT) para vice-presidente, mas o pedetista não aceitou o cargo e foi colocado em seu lugar o vereador Renatinho (PPS). Também compõe a comissão os vereadores Julio Martins (PCdoB), Renato Albuquerque (PMDB) e Repolhinho (PSDB) e Spotorno (PT).

A primeira reunião da comissão está marcada para sexta-feria,17, às 07h30min, na Câmara Municipal, como as reuniãos da CPI são abertas ao público como qualquer sessão da Casa e será de vital importância a presença dos cidadãos riograndinos e imprensa em geral.

Não entendi o motivo porque escolheram esse horário de 07h:30min para a renunião da CPI, nunca ví a Câmara fazer uma Sessão nesse horário. A Casa faz mensalmente Sessões Solenes em homenagem a pessoas e entidades, além de Sessões para entrega de Títulos de Cidadão Riograndino que sempre são a tarde ou a noite. Será que é para dificultar a presença do povo nas reuniões da CPI? Com certeza eu estarei lá e convido a todos que puderem a estarem presentes, pois, certametne nossas presenças serão de vital importãncia.

O vereador Julio Martins (PCdoB) condenou o fato da criação da CPI ter sido criada justamente no dia de hoje, pois estamos as vésperas da semana do Carnaval. A CPI que tem prazo de 30 dias efetivamente terá 23, arguiu o vereador.

Abaixo transcrevo parte do pronunciamento do vereador comunista Julio Martins, na tarde de hoje:
"Já deu pra gente ver como é que vai se a CPI! Já se sabe até, se alguém quizer saber o resultado a gente dá o resultado, eu como tô aqui a muito tempo já dou até o resultado da CPI, tá? Claro vão dizer que tá tudo certo, que tá correto, inclusive, a licitação não foi "sapatinho de cristal", que a licitação foi a mais honesta do mundo, vai dizer que a tarifa tá correta, tudo isso! E nós vamos dizer que tá errado, aí vai ficar nessa briga... Na hora de votar o relatório é o relatório da maioria, mas isso é parte do Parlamento. Eu espero e gostaria que os senhores que vem aqui assistir as sessão da Câmara também viessem as sessões da CPI, porque as sessões da CPI são abertas, agora não foi porque era da eleição da direção, mas a partir daí não tem mais nada secreto, só em casos rigorosamente necessários, mas aí é bom as pessoas virem, a imprensa vir e acompanhar porque aí, como tavam dizendo ainda agora... "Ah! quem fala em nome da CPI?" Quem fala em nome da CPi é o presidente, agora eu falo em meu nome e o que eu vou dizer se vai ser votado (aprovado)ou não vai o problema é de quem votar... Mas certamente nós vamos conseguir algumas coisas porque tem algumas coisas que não tem como se debate aqui, como não se documentar. Só espero que as pessoas da administração que tem que trazer os documentos não queiram fazer isso em 30 dias, tá! Por exemplo a secretaria municipal de transporte e trânsito já pode começar a preparar os documentos da secretaria, por exemplo, pode começar a preparar as planilhas do transporte coletivo de reaajustes dos últimos 10 anos, planilhasinha completa porque nós queremos sentar e ver aqueles coeficientes que cada ano é um coeficiente diferente, a cada ano aqui em Rio Grande o combustível muda o coeficiente de aplicação, o ônibus que esse ano gasta 5 litros no outro ano gasta 10, no outro 15, daqui a pouco ele volta a gastar 5 por quilometro. Então, essas coisas a gente querver de perto... Nós vamos pedir as planilhas dos últimos 10 anos e a convoação da secretária."

* A charge acima é do cartunista, ilustrador e chargista mineiro Eduardo dos Reis Evangelista, o Duke.

Nenhum comentário:

Postar um comentário