domingo, 29 de janeiro de 2012

Oficina de Educação Cidadã

  A Central Única de Associações de Moradores de Rio Grande (CURG), em parceira com a Rede de Educação Cidadã (RECID), realizaram uma oficina para representantes de Associações de Bairros. O evento que contou também com as presenças dos pré candidatos a prefeito de Rio Grande Júlio Martins (PCdoB) e Alexandre Lindenmeyer (PT), foi realizado no Sábado, 28 de Janeiro na sede do Sindicato dos Comerciários.

  A atividade começou com a apresentação dos mais de dez dirigentes das Associações de Bairro coordenados pela professora Gilse Ribeiro, que utilizou uma música para o início dos trabalhos.
Música

Embarca na Recid molha o pé e não molha a meia 2x
Viemos (nome do Bairro) fazer barulho na terra alheia2x



  Então foram formados grupos que discutiram o que entendiam por RECID, após foi explicado aos participantes a função da RECID pela professora Angelita Neves


A Rede de Educação Cidadã é uma articulação de diversos atores sociais, entidades e movimentos populares do Brasil que assumemsolidariamente a missão de realizar um processo sistemático de sensibilização, mobilização e educação popular da população brasileira e principalmente de grupos vulneráveis econômica e socialmente (indígenas, negros, jovens, LGBT, mulheres, etc), promovendo o diálogo e a participação ativa na superação da miséria, afirmando um Projeto Popular, democrático e soberano de Nação. (retirado do site da RECID)




  Após servido o almoço, preparado com muito zelo pela Presidenta do Bairro Castelo Branco 1 Sandra Mara e Rosemeri  Martins da Associação do Bairro Cidade de Agueda, André Martins Presidente da CURG explicou a todos presentes o porque do nascimento da entidade e sua postura no município, de maneira sucinta pelo avançar da hora.



A seguir a Contadora  Lusia Ribeiro Ferreira, graduada pela FURG. Deixou os presentes encantados com sua palestra sobre Regularizações de Associações, após discorrer por mais de meia hora sobre o assunto foi aberto aos presentes a palavra, a seguir Lusia tirou as duvidas dos presentes.


Teve inicio então a palestra chamada Infraestrutura dos Bairros, com dois apresentadores: de inicio teve a palavra o Vereador Júlio Martins e após trinta minutos a palavra passou ao Deputado Alexandre Lindenmeyer que usou mais trinta minutos. Após perguntas de vários participantes, Alexandre e Júlio Martins responderam os questionamentos.
  A direção da CURG avaliou como positiva a participação das Associações, agradeceu os palestrantes e já convocou o Primeiro Encontro Municipal das Associações de Moradores de Rio Grande, para o dia 17 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário